COMO
UMA PESQUISA CIENTÍFICA PODE MUDAR O SEU NEGÓCIO
A pesquisa científica vem sendo uma grande aliada das
empresas e dos pequenos, médios e grandes empreendedores nos tempos atuais,
pois ela sobrevém de necessidades que foram criadas ao decorrer de todos esses
anos, tendo em vista problemas e desafios que empresas e empreendedores
encontraram.
Estes problemas e desafios muitas vezes estão ligados
aos seus produtos, sendo eles: produtos consolidados no mercado, porém que
vem perdendo espaço por conta da falta de inovação, MVP’s (Produto
Mínimo Viável) que podem ser desenvolvidos de forma segura, na questão de
custos, por meio de um dos ramos da pesquisa científica que é o serviço
de P&D (Pesquisa e desenvolvimento) ou até mesmo um produto já
desenvolvido que vem encontrando problemas.
Atualmente, dentro do mercado, vemos uma grande
importância de empresas e empreendedores dos mais variados tamanhos terem
e buscarem esse serviço de P&D para seus atuais e futuros produtos ou ter
esse desenvolvimento científico dentro de suas soluções.
Importância
da pesquisa científica no P&D
Como citou-se anteriormente, o P&D é apenas um dos
ramos da pesquisa científica, porém esse ramo é um dos mais importantes para o
seu negócio.
O P&D é uma forma de tornar ideias inovadoras,
resoluções de problemas e desafios em algo seguro economicamente e viável, sem
gastos exorbitantes, assegurando eficiência, sem perda de tempo e a
garantia de um produto testado e aprovado.
Entretanto, como podemos ligar a pesquisa científica
ao serviço de P&D? A resposta é simples, todo serviço de P&D começa com
uma grande pesquisa científica, ela é a base que vai consolidar, viabilizar e
garantir um produto seguro e inovador.
Porém ela não se limita somente a essa parte inicial,
encontraremos ela ainda em várias etapas durante o projeto, como: nos testes de
qualidade, testes para seguir normas estabelecidas por agências de vigilância,
nos dados analisados durante os procedimentos de testes e, principalmente, nos
resultados.
Dentro da EQ Júnior, já enfrentamos desafios
envolvendo nosso serviço P&D e um deles foi com a destilaria Álcool
Ferreira que tem sua Fábrica localizada em Cordeirópolis, interior do
estado de São Paulo. Nosso projeto consistia em aperfeiçoar um dos produtos da
destilaria com a finalidade de se obter maior valor agregado e expandir o
mercado consumidor da empresa. Com muita dedicação e muita pesquisa
conseguimos alcançar o resultado esperado pelo cliente garantindo um NPS
promotor.
Etapas
de um serviço de P&D:
Destrinchando o que é um serviço de P&D, mostraremos
suas etapas, entenderemos como funciona sua metodologia e como aplicamos nos
mais variados tipos de processo:
Conhecimento: Nesta etapa buscamos estudar o
projeto e obter o maior conhecimento naquela área para executar um projeto com
total autoridade e qualidade, sempre valorizamos o estudo antes de qualquer
etapa;
Planejamento: Tendo em vista as demandas do
mercado, as necessidades e realidade da empresa, fazemos um planejamento
estratégico das etapas de desenvolvimento para garantirmos assertividade e
produtividade durante o nosso serviço, evitando gargalos;
Experimentações: Esta é a etapa onde realizamos
testes nos produtos ou nos processos sempre buscando atingir a máxima qualidade
ou a necessidade do cliente.
Validação: Agora com os resultados dos testes
podemos saber se o que foi desenvolvido está de acordo com o que foi
solicitado. Além disso, é importante saber se está cumprindo-se todos os
requisitos das normas que envolvem aquele produto e se aquele produto ou
processo supre os quesitos de qualidade estabelecidos;
Conclusão: Compilado de informações sobre o
projeto, é um resumo de tudo o que se fez e testou. Considera-se tudo, os
erros, os acertos e, principalmente, o resultado final, sempre deixando claro
todas etapas de como foi realizou-se cada experimento. Assim, é possível
entregar, sempre, sua ideia inovadora com o máximo de valor agregado.
Qual
o impacto do P&D e a Pesquisa Científica no seu negócio?
A competitividade no mercado vem crescendo, cada vez
mais vemos empresas se destacando com seus produtos inovadores. Gradativamente,
empresas investem nesse serviço e têm um retorno alto e imediato.
Porém, na contramão, empresas e empreendedores que se
privam desse serviço, atualmente essencial, tornam-se corporações que perdem
espaço no mercado, tem seu desenvolvimento atordoado ou parado por falta de
competitividade e inovação, os produtos já não cumprem o nível de qualidade e
exigência procurado pelo consumidor final, perdem a competitividade para
empresas que focam na pesquisa científica e garantem produtos inovadores.
Portanto, a pesquisa científica junto com o serviço de
P&D vem sendo um diferencial para empresas e empreendedores das mais
variadas áreas podendo trazer soluções inovadoras e produtos novos, assim
consolidando e afirmando espaço da sua empresa ou do seu negócio dentro do mercado
Fonte:
https://eqjunior.com.br/blog/pesquisa-cientifica-no-negocio/
Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas
redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema!
Nenhum comentário:
Postar um comentário