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PASSOS PARA ELABORAR O CHECKLIST PARA SEGURANÇA DO TRABALHO
O cotidiano da segurança do trabalho não é fácil.
São tantas as atividades que demandam atenção, que muitas vezes fica difícil se
orientar entre elas. Ainda bem que podemos contar com várias ferramentas que
funcionam como bússolas nesse mar de demandas e, dentre elas, vamos destacar
o checklist para segurança do trabalho.
Este recurso, que continua sendo um dos mais eficazes,
permite a adoção de um conjunto de práticas de prevenção para proteção dos
colaboradores quanto aos riscos ocupacionais e acidentes do trabalho. Como
consequência, é possível proporcionar um ambiente de trabalho saudável.
O
que é um checklist para segurança do trabalho?
Checklist é um termo que vem do inglês: “check” que
significa verificar e “list” que podemos traduzir como “lista”. Em tradução
livre, checklist é uma lista de verificação, sendo uma ferramenta muito
utilizada em diversos segmentos de atuação.
Assim, o checklist pode ser utilizado para análise de
diferentes procedimentos, locais de trabalho e equipamentos e tem como foco
assegurar que os requisitos de segurança sejam cumpridos. Por meio dessa
avaliação, é possível verificar se as normas de segurança estão sendo cumpridas
e evitar a ocorrência de acidentes.
Os
principais objetivos desse serviço, portanto, são:
· Identificação
dos riscos que existem no cumprimento da função;
· Verificação
da obediência quanto aos procedimentos definidos;
· Impedimento
da ocorrência de acidentes e outros eventos prejudiciais ao trabalhador e à
própria empresa.
Tipos
de checklist para segurança do trabalho
A depender das características do trabalho que se
pretende realizar e da inspeção a ser realizada, podemos definir duas formas
padrões de se fazer o checklist:
Checklist de afirmação: neste tipo, quando o item
avaliado está dentro do esperado, ele é marcado como positivo e, quando o
padrão não segue as condições consideradas ideais, será marcado como
negativo.
S
– Sim N – Não P – Parcial NA – Não se aplica
Checklist de conformidade: utiliza formulários para
guiar se as situações estão em conformidade (dentro da normalidade, dentro dos
padrões ou não).
C
– Conforme NC – Não conforme NA – Não se aplica
Embora esses sejam os modelos considerados básicos
para elaborar um checklist para segurança do trabalho, é possível adaptar o
documento para diferentes situações, contextos e necessidades.
Principais
passos para criar um checklist
O primeiro passo para elaborar um checklist para
segurança do trabalho consiste em identificar os requisitos que devem ser
seguidos/cumpridos durante a execução das atividades. O checklist deve abranger
todos os detalhes que envolvem as condições de trabalho e tudo deve ser
devidamente documentado.
Veja,
a seguir, outras dicas para elaborar e executar um bom checklist para segurança
do trabalho:
1.
Realizar o planejamento
Para tudo o que se deseja
realizar, planejamento é sempre um bom começo e isso se aplica também ao
checklist, seja para sua elaboração ou seja para sua aplicação. Para obter o
resultado esperado, é necessário planejar as suas ações. Um ótimo meio de fazer
o controle dos requisitos de segurança e embasar a sua verificação é a utilização
de formulários.
2.
Especificar os requisitos a serem cumpridos
A definição dos
requisitos a serem cumpridos devem constar no checklist e estarem alinhados com
a legislação vigente e também com as práticas internas exigidas pela
empresa.
3.
Estar atento às especificações técnicas
A maioria dos Equipamentos
de Proteção Individual, bem como máquinas e ferramentas, e outros equipamentos,
já vem com especificações técnicas indicadas pelo fabricante. Essas
especificações devem constar no checklist para que você não as esqueça e o
resultado do seu processo seja ainda melhor.
4.
Apontar detalhes no checklist de segurança
Incluir informações
detalhadas e específicas de cada ação a ser executada e as respectivas regras é
essencial para que seja possível analisar, de forma efetiva, todas as partes do
processo e todos os elementos que foram listados no checklist.
5.
Atualizar o checklist
O checklist para
segurança do trabalho não deve ser um documento fixo, uma vez que as condições
de trabalho se alteram continuamente e dependem de fatores externos. Por isso,
deve ser estabelecida uma periodicidade para que o documento seja atualizado
para inclusão de novas práticas.
6.
Fazer do checklist um hábito
Por mais completo e
detalhado que seja, o checklist jamais será eficiente se não for executado
constantemente. Determine um intervalo de tempo para que ele seja realizado e,
assim, será possível garantir o seu cumprimento devidamente.
Os
itens avaliados no checklist para segurança do trabalho
O checklist pode e deve ser personalizado de acordo
com as particularidades e características de cada ambiente de trabalho, levando
em consideração as funções ali presentes e o tipo de trabalho realizado.
Existem alguns itens que não podem faltar de forma que o checklist seja eficiente
e garanta a segurança dos colaboradores.
Entre
eles, destacamos:
· Nome
da empresa;
· Data
da realização da inspeção;
· Local
/ área avaliada;
· Validade
da verificação;
· Uso,
guarda e conservação dos EPIs utilizados;
· Sinalização de
segurança e iluminação existente;
· Instalações
elétricas;
· Instalações
sanitárias;
· Alarmes
de incêndio e saídas de emergência;
· Equipamentos
de combate de incêndio;
· Treinamentos exigidos.
Vale lembrar que algumas atividades podem ter rotinas
diárias e outras serem semanais ou mensais. Esses são apenas os itens básicos
que obrigatoriamente devem compor o checklist de inspeção de segurança do
trabalho.
Outras informações deverão ser acrescentadas na
verificação e serão personalizadas de acordo com o tipo de trabalho executado e
com as características do local. Nesse sentido, tais itens podem ser:
Procedimentos
Devem ser analisados os procedimentos existentes para
a realização de determinada atividade, com o objetivo de verificar se estão
sendo seguidos corretamente ou se existem falhas na execução do mesmo.
Equipamentos
de Proteção Individual
Neste item, todos os Equipamentos de Proteção
Individual de uso obrigatório devem ser verificados quanto à sua utilização,
estado de conservação e presença de avarias que podem comprometer a eficácia.
Equipamentos danificados que estejam furados, rasgados, rachados ou que não
possuem Certificado de Aprovação devem ser descartados e substituídos por um
modelo novo e mais adequado.
Maquinário
A inspeção desse item deve considerar abastecimento
dos motores, luzes, freios e especificações e todos os elementos que garantam
seu melhor funcionamento sem apresentar falhas.
Ferramentas
As ferramentas utilizadas durante a jornada de
trabalho devem ser verificadas quanto ao funcionamento correto e condições
apropriadas para uso. Se for identificado algum tipo de risco na sua
utilização ou algo que comprometa a execução do trabalho, deverá ser
substituída ou encaminhada para reparo, se for o caso.
Já deu para perceber que um checklist simples pode
ajudar a salvar vidas e permite aumentar de forma muito significativa a
segurança da empresa e dos colaboradores.
Como
uma consultoria especializada pode ajudar sua empresa
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trabalho com eficiência? Conte com o apoio de uma consultoria especializada em
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anos de experiência no mercado e serviços de excelência para ajudar a promover
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colaboradores.
Atuamos para avaliar riscos, mapear o cenário atual
dos ambientes de trabalho e elaborar relatórios com a recomendação de medidas a
serem tomadas e checklists de segurança.
Também disponibilizamos treinamentos e outros serviços
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