quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

 





 

 

POR QUE O CONTROLE DE ESTOQUE DE EPI É TÃO IMPORTANTE?

 

 


 

Muito mais do que garantir as ferramentas necessárias para a segurança de todos na empresa é fazer o controle de estoque de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). Quando comprados em excesso, eles podem acabar parados por muito tempo, o que causaria a sua deterioração antes mesmo do uso. Pior ainda seria deixá-los faltar, o que ocasionaria trabalhadores desprotegidos até a chegada de novos itens.

O melhor caminho para essa correta gestão é estimar o tempo que cada item costuma permanecer em estoque, de modo a calcular a quantidade e a periodicidade corretas a serem praticadas. Conhecer também todos os itens disponíveis e as suas quantidades, além dos prazos de entrega dos principais fornecedores, ajuda a manter um controle do que é necessário comprar e quando.

 

Evitar trabalhadores sem EPI’s

Trabalhadores sem EPI’s são sinônimos de pessoas desprotegidas e expostas a acidentes de trabalho. Imagine, por exemplo, um trabalhador em altura sem o uso de talabarte ou de qualquer outro dispositivo de segurança. Qualquer queda poderia ser fatal. O mesmo vale para os óculos de proteção, por exemplo, cuja não utilização pode expor os olhos a partículas abrasivas ou tóxicas.

 

Evitar a pausa na produção

Alguns trabalhos precisam ser descontinuados sem o uso de EPI’s. Se tais itens estão em falta, a produção poderá ficar parada até que sejam providenciados novos. Levando-se em conta que nem todo fornecedor terá tudo a pronta entrega, tais pausas podem se tornar longas e prejudicar todo o processo produtivo da sua empresa.

 

Garantir conformidade com a legislação

Existem normas e leis específicas que versam sobre a obrigatoriedade do uso de EPI’s para determinadas funções e condições de trabalho. Assim, quando tais equipamentos estão em falta, você está em inconformidade com a legislação. Caso algum acidente venha a ocorrer, ou mesmo uma fiscalização periódica aconteça, a empresa ficará sujeita a multas e a outras sanções legais inerentes à situação.

 

Zelar pela segurança de todos

Você também é responsável por cuidar de seus recursos humanos, daquelas pessoas que tanto dedicam a sua força de trabalho à sua empresa. Assim, zelar para que permaneçam saudáveis e íntegras é uma forma de respeito e de reconhecimento. Entretanto, além da correta distribuição de EPI’s, é importante conscientizar essas pessoas da relevância do seu uso para que eles não sejam vistos como uma mera formalidade sem objetivos.

 

Evitar acidentes de trabalho

EPI’s são a forma mais efetiva de evitar certos tipos de acidentes de trabalho. São eles que vão garantir que o trabalhador não sofrerá perda auditiva por atuar em um ambiente com ruído, que vão evitar a inalação de produtos tóxicos ou químicos e que protegerão os pés da queda de ferramentas e de objetos pesados sobre eles. Esses são apenas alguns exemplos diante da ampla gama de proteção de tais itens.

Como se pôde ver, o controle de estoque de EPI faz toda a diferença. A constituição de uma CIPA - Comissão Interna de Prevenção a Acidentes ajuda nesse sentido, a partir de medidas para que tal controle ocorra. Vale lembrar, ainda, que a CIPA também é obrigatória para empresas que têm mais de 50 colaboradores e que a sua não constituição pode resultar em multas.

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 



Nenhum comentário:

    REGISTRO DE NÃO CONFORMIDADE - O QUE É E COMO FAZER NO SEU NEGÓCIO?   O registro de não conformidade é uma oportunidade única de m...