RUÍDO
OCUPACIONAL: O QUE PRECISO SABER SOBRE O ASSUNTO?
Alguns dos riscos mais latentes em ambientes de
trabalho estão relacionados ao ruído ocupacional. É necessário aplicar medidas
de controle de risco para preservar a saúde e a segurança dos profissionais no
ambiente laboral.
Mas o que é caracterizado como um ruído ocupacional?
Saiba neste artigo como minimizar esses riscos e quais normativas se aplicam
para a regularização da empresa.
O
que é o ruído ocupacional?
Todo som ou poluição sonora indesejada e que pode
interferir, de alguma forma, nas atividades dos profissionais e comprometer a
sua qualidade de vida é considerado um ruído ocupacional.
Alguns instrumentos de trabalho são os responsáveis
por essa poluição sonora, mas, dependendo da atividade executada, é inevitável
o uso dessas ferramentas. Por isso, é importante que a empresa estabeleça ações
de prevenção da saúde corporativa, para garantir um ambiente de trabalho sem a
incidência de doenças ou problemas de saúde na sua equipe.
Quais
são as normas trabalhistas aplicáveis ao assunto ruído ocupacional?
A Norma Regulamentadora 15 é direcionada ao trato
sobre ruído ocupacional. Ela determina as atividades insalubres e define a
tolerância de volumes permitidos para o ambiente laboral.
Além da NR-15, existe a NR-17, que também é muito
importante para as questões empresariais por estabelecer o cuidado com a
ergonomia no ambiente corporativo. Ela garante que os profissionais estejam
protegidos contra lesões por esforço repetitivo.
Ainda, para fomentar a segurança e a proteção no ambiente
de trabalho, temos a NR-6, que trata da importância dos EPI’s - Equipamentos de
Proteção Individual e que estabelece a relevância da proteção de ruído
ocupacional.
Para medir os níveis de ruídos, a norma vigente é a
NBR 10152, que determina tanto os níveis quanto a tolerância de volume para
diferentes locais de trabalho. Essas informações são importantes para que a
empresa possa definir ações de maior efetividade no que se refere à proteção de
sua equipe exposta em ambientes com ruído ocupacional.
Quais
são os limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente?
Para compreender a tolerância de volume, precisamos
falar sobre os tipos de ruído ocupacional existentes.
Assim,
os ruídos são definidos por:
· Ruído
de impacto: tem a duração de alguns segundos, devido à execução de uma
atividade específica;
· Ruído
contínuo ou intermitente: é aquele cuja duração é maior e, devido à sua ação
prolongada, causa grandes riscos para a saúde auditiva dos seus colaboradores.
Sempre que houver a necessidade de utilizar um
protetor auditivo pelo profissional, deve ser considerado o nível de atenuação
do ruído. Nessa perspectiva, a aplicação das NRR e NRRsf é fundamental.
Vamos
conhecer um pouquinho mais sobre cada uma dessas normas.
· NRR - Noise Reduction:
utiliza o teste dos protetores em profissionais treinados para determinar a
capacidade de atenuação do equipamento de proteção;
· NRRsf:
determina que os testes sejam realizados por profissionais não experientes,
pois é necessário que os resultados obtidos nessas avaliações se aproximem o
máximo possível da realidade.
A tolerância de ruído permitida é de até 115dB, e o
profissional precisa utilizar proteção adequada para causar menor impacto na
sua saúde.
Alguns
EPI’s utilizados para ruído ocupacional são:
· Protetor
auditivo circum auricular;
· Protetor
auditivo de inserção;
· Protetor
auditivo semi-auricular.
Cada protetor auditivo deve ser escolhido para uso
conforme os níveis de ruídos identificados no ambiente de trabalho. Os
equipamentos de proteção devem ser distribuídos entre a sua equipe de forma
gratuita pelo empregador. É obrigação dos colaboradores que recebem esses
equipamentos fazer a utilização com compromisso e responsabilidade.
Como
implementar o programa de conservação auditiva na empresa?
O PCA é o Programa de Conservação Auditiva e é um
projeto aplicado no ambiente corporativo com a finalidade de determinar medidas
específicas para a prevenção da surdez no decorrer das atividades laborais. A
NR-7 é a que estabelece a necessidade desse projeto e a obrigatoriedade de
aplicação em todas as empresas que apresentarem atividades com ruído
ocupacional.
Esse projeto é de extrema importância para os
colaboradores da empresa. É um cuidado que fomenta a proteção do profissional e
determina ações importantes para um ambiente de trabalho mais agradável e sem o
comprometimento da saúde corporativa.
Como
reduzir o ruído ocupacional?
Reduzir a exposição dos profissionais em ambientes com
ruído ocupacional é imprescindível para um melhor desempenho e para a
minimização de riscos e acidentes nos locais de trabalho. Por isso, é
importante determinar ações capazes de tornar esses espaços mais agradáveis e
que gerem uma maior qualidade de vida para a sua equipe.
Algumas ações podem ser realizadas para reduzir o
ruído ocupacional.
Protetor
auditivo
Os protetores auditivos são EPIs que auxiliam na
proteção dos profissionais durante o desempenho de suas atividades. No entanto,
é necessário ressaltar que o ambiente todo deve estar adequado para a redução
do ruído ocupacional.
Redução
e reposicionamento de máquinas
Muitos dos ruídos no ambiente de trabalho acontecem
devido ao contínuo manejo de máquinas. Para minimizar os riscos de surdez, uma
alternativa é manter os maquinários ligados em local afastado da sua equipe.
Outra estratégia é reduzir a quantidade de equipamentos dispostos em um único espaço.
Isolamento
acústico
Existem alguns materiais muito eficientes para o
isolamento acústico. Essa ação faz com que o som não se propague de forma tão
intensa e promova um ambiente mais agradável para a equipe que precisa atuar
nesse espaço.
Divisão
da equipe em turnos nos locais com ruído ocupacional
É uma opção para diminuir a incidência de
profissionais em contato contínuo com o ruído ocupacional. Algumas empresas
estão reduzindo a carga horária de trabalho do profissional em locais com
ruídos altos. Outras estão remanejando a equipe para atuar com revezamento e
permanecer menos tempo expostos a ruídos elevados.
Entre as ações mais utilizadas pelas empresas para
atenuar o ruído ocupacional está a aplicação de cabines acústicas, barreiras,
portas e atenuadores acústicos. Alguns equipamentos emitem ruídos altos por
motivos como peças soltas, necessidade de lubrificação em engrenagens etc.
Nesses casos, a manutenção dos equipamentos é uma opção capaz de promover bons
resultados para a saúde corporativa da sua empresa.
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