sábado, 22 de abril de 2023

 




 

RUÍDO OCUPACIONAL: O QUE PRECISO SABER SOBRE O ASSUNTO?

 



Alguns dos riscos mais latentes em ambientes de trabalho estão relacionados ao ruído ocupacional. É necessário aplicar medidas de controle de risco para preservar a saúde e a segurança dos profissionais no ambiente laboral.

Mas o que é caracterizado como um ruído ocupacional? Saiba neste artigo como minimizar esses riscos e quais normativas se aplicam para a regularização da empresa.

 

O que é o ruído ocupacional?

 

Todo som ou poluição sonora indesejada e que pode interferir, de alguma forma, nas atividades dos profissionais e comprometer a sua qualidade de vida é considerado um ruído ocupacional.

Alguns instrumentos de trabalho são os responsáveis por essa poluição sonora, mas, dependendo da atividade executada, é inevitável o uso dessas ferramentas. Por isso, é importante que a empresa estabeleça ações de prevenção da saúde corporativa, para garantir um ambiente de trabalho sem a incidência de doenças ou problemas de saúde na sua equipe.

 

Quais são as normas trabalhistas aplicáveis ao assunto ruído ocupacional?

 

A Norma Regulamentadora 15 é direcionada ao trato sobre ruído ocupacional. Ela determina as atividades insalubres e define a tolerância de volumes permitidos para o ambiente laboral.

Além da NR-15, existe a NR-17, que também é muito importante para as questões empresariais por estabelecer o cuidado com a ergonomia no ambiente corporativo. Ela garante que os profissionais estejam protegidos contra lesões por esforço repetitivo.

Ainda, para fomentar a segurança e a proteção no ambiente de trabalho, temos a NR-6, que trata da importância dos EPI’s - Equipamentos de Proteção Individual e que estabelece a relevância da proteção de ruído ocupacional.

Para medir os níveis de ruídos, a norma vigente é a NBR 10152, que determina tanto os níveis quanto a tolerância de volume para diferentes locais de trabalho. Essas informações são importantes para que a empresa possa definir ações de maior efetividade no que se refere à proteção de sua equipe exposta em ambientes com ruído ocupacional.

 

Quais são os limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente?

 

Para compreender a tolerância de volume, precisamos falar sobre os tipos de ruído ocupacional existentes.

 

Assim, os ruídos são definidos por:

 

·       Ruído de impacto: tem a duração de alguns segundos, devido à execução de uma atividade específica;

·       Ruído contínuo ou intermitente: é aquele cuja duração é maior e, devido à sua ação prolongada, causa grandes riscos para a saúde auditiva dos seus colaboradores.

 

Sempre que houver a necessidade de utilizar um protetor auditivo pelo profissional, deve ser considerado o nível de atenuação do ruído. Nessa perspectiva, a aplicação das NRR e NRRsf é fundamental.

 

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre cada uma dessas normas.

 

·       NRR - Noise Reduction: utiliza o teste dos protetores em profissionais treinados para determinar a capacidade de atenuação do equipamento de proteção;

·       NRRsf: determina que os testes sejam realizados por profissionais não experientes, pois é necessário que os resultados obtidos nessas avaliações se aproximem o máximo possível da realidade.

 

A tolerância de ruído permitida é de até 115dB, e o profissional precisa utilizar proteção adequada para causar menor impacto na sua saúde.

 

Alguns EPI’s utilizados para ruído ocupacional são:

 

·       Protetor auditivo circum auricular;

·       Protetor auditivo de inserção;

·       Protetor auditivo semi-auricular.

 

Cada protetor auditivo deve ser escolhido para uso conforme os níveis de ruídos identificados no ambiente de trabalho. Os equipamentos de proteção devem ser distribuídos entre a sua equipe de forma gratuita pelo empregador. É obrigação dos colaboradores que recebem esses equipamentos fazer a utilização com compromisso e responsabilidade.

 

Como implementar o programa de conservação auditiva na empresa?

 

O PCA é o Programa de Conservação Auditiva e é um projeto aplicado no ambiente corporativo com a finalidade de determinar medidas específicas para a prevenção da surdez no decorrer das atividades laborais. A NR-7 é a que estabelece a necessidade desse projeto e a obrigatoriedade de aplicação em todas as empresas que apresentarem atividades com ruído ocupacional.

Esse projeto é de extrema importância para os colaboradores da empresa. É um cuidado que fomenta a proteção do profissional e determina ações importantes para um ambiente de trabalho mais agradável e sem o comprometimento da saúde corporativa.

 

Como reduzir o ruído ocupacional?

 

Reduzir a exposição dos profissionais em ambientes com ruído ocupacional é imprescindível para um melhor desempenho e para a minimização de riscos e acidentes nos locais de trabalho. Por isso, é importante determinar ações capazes de tornar esses espaços mais agradáveis e que gerem uma maior qualidade de vida para a sua equipe.

Algumas ações podem ser realizadas para reduzir o ruído ocupacional. 

 

Protetor auditivo

 

Os protetores auditivos são EPIs que auxiliam na proteção dos profissionais durante o desempenho de suas atividades. No entanto, é necessário ressaltar que o ambiente todo deve estar adequado para a redução do ruído ocupacional.

 

Redução e reposicionamento de máquinas

 

Muitos dos ruídos no ambiente de trabalho acontecem devido ao contínuo manejo de máquinas. Para minimizar os riscos de surdez, uma alternativa é manter os maquinários ligados em local afastado da sua equipe. Outra estratégia é reduzir a quantidade de equipamentos dispostos em um único espaço.

 

Isolamento acústico

 

Existem alguns materiais muito eficientes para o isolamento acústico. Essa ação faz com que o som não se propague de forma tão intensa e promova um ambiente mais agradável para a equipe que precisa atuar nesse espaço.

 

Divisão da equipe em turnos nos locais com ruído ocupacional

 

É uma opção para diminuir a incidência de profissionais em contato contínuo com o ruído ocupacional. Algumas empresas estão reduzindo a carga horária de trabalho do profissional em locais com ruídos altos. Outras estão remanejando a equipe para atuar com revezamento e permanecer menos tempo expostos a ruídos elevados.

Entre as ações mais utilizadas pelas empresas para atenuar o ruído ocupacional está a aplicação de cabines acústicas, barreiras, portas e atenuadores acústicos. Alguns equipamentos emitem ruídos altos por motivos como peças soltas, necessidade de lubrificação em engrenagens etc. Nesses casos, a manutenção dos equipamentos é uma opção capaz de promover bons resultados para a saúde corporativa da sua empresa.

 

 



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