terça-feira, 12 de maio de 2020









SINALIZAÇÕES DE SEGURANÇA





A sinalização de segurança em qualquer tamanho de empresa e quantidade de trabalhadores é indispensável, pois é através da sinalização de riscos e indicações de caminhos a serem traçados que os colaboradores terão sua integridade, saúde e bem-estar garantidos. Nas Normas Regulamentadoras NR 26 e também na Norma Brasileira 7195, estão estabelecidas informações a respeito da sinalização de segurança que são necessárias e importantes à uma empresa.

No artigo de hoje falaremos mais a respeito do que aborda essas normas para que, caso sua empresa esteja fora das normas, você adote já as medidas cabíveis para a regularização necessária.

O QUE DIZ A ABNT NBR 7195 - CORES PARA SEGURANÇA E A NR 26

A NBR 7195 fixa as cores que precisam ser utilizadas para a prevenção de acidentes, ela estipula quais as cores devem ser empregadas para identificar e também advertir contra riscos.

A Norma Regulamentadora 26 estabelece o uso das cores que devem ser utilizadas para a identificação de equipamentos de segurança, delimitação de áreas, identificação de tubulações empregadas para a condução de gases e líquidos, além de advertir contra os riscos.

Tudo isso deve ainda estar de acordo com o que for disposto nas normas técnicas oficiais, como por exemplo as Normas Brasileiras NBR, que são emitidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT.

A NR26 também indica que o uso das cores nas áreas de trabalho precisa ser o mais reduzido possível, para que o trabalhador não se distraia.

QUAL O SIGNIFICADO DAS CORES SEGUNDO A NR 26

A NR26 não estabelece um padrão de cores que devem ser seguidos, apesar de indicar o uso das cores para a sinalização de segurança.  Entretanto, como a NR26 estabelece que deve ser seguido o disposto nas normas técnicas oficiais, é necessário seguir a NBR 7195 para se orientar quanto as cores que devem ser utilizadas. 

São elas:

Vermelha: Deve ser empregada para a identificação e distinção de equipamentos de proteção de combate a incêndio. Entretanto, os acessórios destes equipamentos, como registros, válvulas, filtros e outros precisam ser identificados na cor amarela.
A cor vermelha, deve ainda ser utilizada para a sinalização de parada obrigatória e de proibição, além de luzes de sinalização de barricadas, tapumes e outros, além dos botões interruptores de paradas de emergência.

Laranja: Esta é a cor utilizada para indicar ‘perigo’, e não a vermelha, como muitos pensam de forma equivocada. 

Amarela: A cor indica ‘cuidado’, utilizada por exemplo em placas para sinalizar piso molhado, em equipamentos de transporte e manipulação de materiais e outros.

Branca: Empregada em faixas para demarcar passarelas, passadiços e corredores pelos quais circulam pedestres, setas de sinalização de sentido de circulação, localização de coletores de resíduos, áreas ao redor dos equipamentos de socorro e de emergência, além de abrigos e coletores de resíduos de serviço de saúde. 

Azul: Utilizada para identificar uma ação obrigatória, como a utilização de um EPI (Equipamento de Proteção Individual), impedir a movimentação de equipamentos e outros.

Verde: A cor verde indica ‘segurança’, utilizada para identificar locais e caixas de primeiros socorros, chuveiros de emergência,  caixas que contenham EPI, faixas de delimitação de áreas de vivência, sinalização de portas de entrada de salas de atendimento de urgência e outros.

Preta: Identifica coletores de resíduos, com exceção aos de origem de serviços de saúde.

Púrpura: Esta cor indica os perigos provenientes de radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares. Como recipientes com material radioativo, luzes de advertência para equipamentos produtores de radiação etc.

Lembre-se que os EPI's são indispensáveis para manter a integridade física dos colaboradores.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA NUMA EMPRESA?

A sinalização de segurança é importante pois garante a qualidade do ambiente profissional, a proteção dos colaboradores e é uma forma de prevenção de acidentes conforme os riscos identificados previamente no PPRA.

A sinalização age de forma imediata, e pode ser compreendida não apenas pelos trabalhadores, mas por todas as pessoas que se depararem com ela, já que é um sistema único e padronizado no país.



Para maiores informações consulte a NR 26 completa


Faça download no link abaixo:










Nenhum comentário:

    REGISTRO DE NÃO CONFORMIDADE - O QUE É E COMO FAZER NO SEU NEGÓCIO?   O registro de não conformidade é uma oportunidade única de m...