terça-feira, 12 de maio de 2020








GINÁSTICA LABORAL



Em 1901, foram registrados os primeiros relatos da realização de exercícios físicos para trabalhadores no Brasil. Consequência, da necessidade do surgimento de atividades que favorecessem ao bem-estar laboral e a prevenção de doenças ocupacionais, principalmente do sistema muscular e nervoso dos trabalhadores.


Mas, o que é Ginástica Laboral?


É um programa de atividades físicas realizado durante a jornada de trabalho, visando minimizar a tensão causada pelas atividades cotidianas do trabalho. Normalmente, consiste em alongamentos, relaxamento muscular e a flexibilidade das articulações.

Além disso, a ginástica laboral deve ser desenvolvida conforme as particularidades da função do trabalhador e o ambiente de trabalho. Geralmente, a ginástica laboral tem a duração de 10 (dez) a 15 (quinze) minutos.


Objetivo da Ginástica Laboral


A ginástica laboral tem como objetivo proporcionar uma melhor condição física aos trabalhadores, através do trabalho de fortalecimento e relaxamento muscular.


Benefícios da Ginástica Laboral


Empregados:

  • Prevenir aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORT;

  • Prevenção de lesões ocupacionais, como as Lesões por Esforços Repetitivos – LER;

  • Melhorar a autoestima, a concentração, o ânimo e o desempenho profissional;

  • Promover a interação e melhorar o relacionamento entre os trabalhadores;

  • Diminuir a fadiga e prevenir as enfermidades profissionais crônicas;

  • Melhorar a postura;



Empregadores:

  • Redução de despesas por afastamento médico;

  • Redução de acidentes e lesões;

  • Aumento da produtividade e da qualidade;

  • Melhora a imagem da empresa, perante os funcionários e a sociedade;



Classificação da Ginástica Laboral

De acordo, o período de realização da ginástica laboral aos trabalhadores, costuma classificá-la em 4 (quatro) tipos, que são:


  • Ginástica Laboral Preparatória - Antes de começar o dia de trabalho, de acessar a lista de tarefas e pesquisar Óculos de Segurança com Grau para comprar, é importante indicar ao corpo que a rotina diária está começando. Para isso, é importante separar de 10 a 20 minutos para realizar exercícios leves, que movimentem os músculos que serão usados no trabalho. São também conhecidos como exercícios de ativação, pois aquecem os músculos e aceleram os batimentos cardíacos, produzindo mais energia.


  • Ginástica Laboral Compensatória - Depois de um tempo passado durante o expediente, o corpo começa a apresentar sinais de cansaço e é possível que alguma parte comece a incomodar ou doer. Neste momento, é importante parar por um breve período de 10 a 20 minutos e fazer exercícios de alongamento para aliviar o stress muscular e até mesmo mental. Essa parada no meio do dia renova as energias para o restante do expediente.

  • Ginástica Laboral de Relaxamento - No fim do expediente, a Ginástica Laboral de Relaxamento é ideal para aliviar o stress do dia todo. É recomendado reservar um período de 10 a 20 minutos para realizar atividades leves, de alongamento muscular, para indicar ao corpo que o dia terminou e agora é hora de descansar.

  • Ginástica Laboral Corretiva - A Ginástica Laboral Corretiva é recomendada para quando o stress muscular já chegou a um ponto que causa desconforto extremo. São exercícios de alongamento para as pernas, braços e região lombar. Reserve de 10 a 20 minutos e trabalhe esses grupos musculares para fazer uma correção postural e aumentar sua resistência muscular.


Nenhum comentário:

    REGISTRO DE NÃO CONFORMIDADE - O QUE É E COMO FAZER NO SEU NEGÓCIO?   O registro de não conformidade é uma oportunidade única de m...