FICHA
DE INSPEÇÃO - COMO FAZER MODELOS
Você sabe o que é ficha de inspeção? Esse documento,
aliado na segurança do trabalho, traz mais confiabilidade para seu serviço.
Veja como fazer uma ficha de inspeção.
A ficha de inspeção é um parecer que pode ser usado
como checklist de EPI (equipamentos de proteção individual) ou ainda para
auditorias de segurança do trabalho. Também auxilia no controle
de EPC’s (equipamentos de proteção coletiva), como extintores de
incêndio, e até de frota de veículos.
O relatório pode ser usado por empresas de diferentes
segmentos, e é possível adaptar para as suas necessidades. Vamos entender um
pouco mais sobre tipos de inspeção e para que serve a ficha de inspeção?
O
que é ficha de inspeção
Assim como outros tipos de relatório, a ficha
de inspeção auxilia no controle de equipamentos, maquinário e
gestão de pessoas. Existem diversos modelos de ficha, mas todos têm um objetivo
em comum: averiguar conformidades e não conformidades.
Alguns
pontos que podem ser avaliados na ficha:
· Uso
de EPI’s;
· Disponibilidade
de EPC’s;
· Funcionamento
de maquinário;
· Prevenção
a doenças e acidentes de trabalho;
· Controle
de qualidade;
· Situações
de risco;
· Testes
em geral.
Avaliando todos os aspectos do produto ou serviço
oferecido, a inspeção permite identificar pontos de melhoria. Desse modo, o
funcionário responsável pela vistoria pode solicitar a correção de problemas e
utilizar os dados coletados para buscar aperfeiçoamento contínuo, diminuindo a
incidência de erros.
Quando feita e aplicada corretamente, a ficha de
inspeção auxilia no desenvolvimento constante, sendo uma ferramenta para a
satisfação do cliente e bem-estar dos colaboradores. É importante que o parecer
seja preciso, completo e assinado pelos profissionais envolvidos.
Depois da inspeção, a ficha deve ser guardada como
histórico, mas também pode servir como comprovante. Se sua ficha identificar
que todos os requisitos de segurança e qualidade estão sendo cumpridos, ela
funciona como um documento legal para isentar a empresa da responsabilidade de
eventuais falhas.
Por isso, não espere o imprevisto acontecer. Faça
inspeções com a frequência necessária para o seu negócio e armazene as fichas
cuidadosamente. É uma garantia de que você está buscando sempre oferecer o
melhor serviço, mas também tem respaldo jurídico, se necessário.
Como
fazer ficha de inspeção
Antes de desenvolver sua ficha de inspeção, verifique
exatamente o que vai ser avaliado. Uma única empresa pode aplicar inúmeros
tipos de inspeção: de segurança, de qualidade de produto, de qualidade de
serviço…, portanto, determine quais são os pontos para auditoria e crie quantas
fichas forem necessárias.
Tenha em mente que você pode ir aprimorando as
questões da sua ficha conforme necessário. É até melhor! Assim como sua empresa
está em busca de melhoria contínua, seus processos de acompanhamento também
devem estar.
Agora, é a hora de decidir
a frequência dessas inspeções. Toda semana? Todo mês? Uma vez por
ano? Veja o que funciona melhor para suas necessidades. Se é uma auditoria
de manutenção preventiva, por exemplo, quem vai ditar a periodicidade é o
equipamento.
Tendo
esses critérios definidos, sua ficha de inspeção deve conter também:
· Cabeçalho: aqui
deve entrar o nome da empresa, CNPJ e outras informações de identificação
relevantes;
Tipo
de inspeção: como cada tipo de inspeção tem seus
critérios, identifique logo no início da ficha o que está sendo avaliado, seja
a segurança, a qualidade, conformidade de um equipamento ou outros;
Data: dia,
mês e ano em que a inspeção está sendo realizada. Esse campo não deve ser
preenchido antes da auditoria, pois em caso de reagendamento, sua ficha ficará
com uma informação incorreta.
Coloque
a data apenas quando iniciar o processo;
Data
da próxima inspeção: essa data pode ser previamente
agendada (como inspeções de manutenção programada), ou determinada
posteriormente conforme os resultados apresentados na inspeção. Se a vistoria
apresentar pontos de melhoria, estabeleça um prazo para realizar uma nova
inspeção e verificar se os erros foram corrigidos;
Local: coloque
onde será realizada a inspeção, como o setor e as salas, buscando ser o mais
específico possível. Exemplo: “departamento de produção, setor A salas 01 a
05”. Esse campo não pode deixar margem para dúvida, portanto deixe-o preciso e
completo;
Equipamento: se
sua auditoria for relacionada a um equipamento, inclua o modelo e número de
série;
Outras
especificações: tudo que for relevante para o seu
relatório deve entrar aqui, como placa do veículo, código de identificação,
matrícula do funcionário, entre outros;
Checklists
da inspeção: esses itens podem ser totalmente
personalizáveis. Crie as questões de avaliação conforme seja relevante. Você
pode colocar tantos pontos quanto necessário. Exemplo: “colaborador apresenta
sintomas de COVID? ”;
Conformidade: ao
lado do item inspecionado, deixe um espaço reservado para avaliar se ele está
ou não em conformidade. Uma sugestão é o formato de checklist com opções:
Observações: esse
campo é um complemento ao anterior, indicado para elaborar as respostas
conforme for necessário. Você pode colocar um campo de observações para cada
pergunta, ou um único ao final;
Assinaturas: aqui
podem entrar a assinatura do inspetor, a do gestor responsável pelo setor e a
do colaborador, caso a ficha esteja avaliando os funcionários.
Modelos
de ficha de inspeção
A seguir trouxemos alguns modelos digitais de ficha de
inspeção. Eles dispensam o uso de papel e planilhas, tudo é feito de maneira
digital e automática. Você preenche pelo aplicativo e ao final o PDF é gerado
com todas as informações e fotos coletadas.
Além
disso, existem recursos para aumentar a agilidade e confiabilidade das suas
inspeções, como:
· Questões
de não conformidade com pontuação
· Fotos
com marcação de data e hora
· Localização
· Preenchimento
automático de informações
· Ficha
de inspeção de veículo
Com esse modelo, você acompanha a manutenção dos
veículos da frota, e também monitora sua entrada e saída.
O
checklist da ficha de inspeção de veículo do Produttivo permite
detalhar:
· Cabeçalho
com preenchimento automático, para você não precisar preencher manualmente a
cada inspeção;
· Modelo
e marca do veículo a ser inspecionado;
· Data
e horário da inspeção;
· Tempo
total da auditoria;
· Conformidade
dos freios, pneus, lanternas e outras peças;
· Registro
fotográfico;
· Recurso
de observações por voz;
· Assinatura
digital, feita na tela do celular.
Ficha
de inspeção de extintores
A disponibilização de extintores é
obrigatória para locais com circulação e concentração de pessoas, segundo a Lei
Federal 13.425/17.
Por isso, a ficha de inspeção de extintores no
formato de checklist te ajuda a manter sua empresa em conformidade com a
legislação.
Veja
alguns diferenciais deste modelo do Produttivo:
· Cabeçalho
completo e com preenchimento automático;
· Localização
do serviço com horário de início;
· Checklist
de conformidade das partes, como lacre, recarga e validade;
· Anexo
de fotos com data e hora;
· Assinatura
feita no próprio aplicativo, sem precisar de caneta.
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