O
QUE É UMA AUDITORIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO?
A auditoria veio para burocratizar de forma positiva
todas as ações julgadas necessárias à serem documentadas, certo? Então a
auditoria de segurança pode ser considerada a mesma coisa? Nesse artigo
explicaremos a principal relação da auditoria e segurança do trabalho.
A auditoria é um processo sistemático, independente e
documentado para se obter evidências e avaliar de forma objetiva o atendimento
de critérios relacionados com vários processos industriais e gerenciais. É um
instrumento gerencial que tem como objetivo identificar parâmetros
não-conformes que reduzem o desempenho da qualidade de produtos, operações,
logística ou aumentam os riscos de acidentes ou doenças profissionais no ambiente
de trabalho.
Portanto, a auditoria de Segurança do Trabalho define
um processo estruturado para a coleta de informações sobre a eficiência e
confiabilidade do sistema de gestão de Segurança e Saúde do Trabalho. É um
instrumento importante para que a organização possa se auto avaliar e subsidiar
a elaboração do plano de ação, com vistas a adequação das não-conformidades
identificadas.
Estas devem ser realizadas por profissionais com
conhecimento específico (técnicos, engenheiros e/ou operadores ou profissionais
habilitados) dos critérios a serem auditados e devem possuir um escopo. Os
profissionais que realizam a auditoria, auditores, não devem estar envolvidos
com a atividade sob processo de auditoria.
História
das auditorias de segurança:
A profissão do auditor data do século XVIII, onde
alguns profissionais se autonomeavam contadores públicos, executando, porém um
trabalho pouco mais aprofundado do que aquele efetuado pelos contadores comuns.
No século XIX, aparece o denominado perito contador,
cuja função básica era a de descobrir erros e fraudes. A partir de 1900, a
profissão do auditor tomou maior impulso através do desenvolvimento do
capitalismo, tornando-se uma profissão propriamente dita. Em 1934, com a
criação da Security and Exchange Comission, nos Estados Unidos, a profissão do
auditor criou um novo estímulo, pois as companhias que transacionavam ações na
Bolsa de Valores foram obrigadas a utilizar-se dos serviços de auditoria, para
dar maior fidedignidade às suas demonstrações financeiras.
No Brasil, o desenvolvimento da auditoria teve
influência de filiais e subsidiárias de firmas estrangeiras; financiamento de
empresas brasileiras através de entidades internacionais; crescimento das
empresas brasileiras e necessidade de descentralização e diversificação de suas
atividades econômicas; evolução do mercado de capitais; criação das normas de
auditoria promulgadas pelo BACEN (Banco Central do Brasil) em 1972, e criação
da Comissão de Valores Mobiliários e da Lei de Sociedades Anônimas em 1976.
Tipos
de auditoria de segurança:
Uma auditoria pode ser originada por qualquer parte
interessada de uma organização e ter objetivos distintos. Dessa forma,
distingue-se três tipos de auditorias:
Auditoria interna ou de primeira parte: conduzida pela
própria organização com o intuito de melhorar o seu desempenho e reduzir as não
conformidades de SST.
Auditoria de segunda parte: determinada pela
organização a uma subcontratada (fornecedor ou prestador de serviços) com o
intuito de identificar as não conformidades de SST.
Auditoria externa ou de terceira parte: conduzida por
entidades externas independentes e acreditadas para efeitos de certificação.
Os requisitos ou critérios de uma auditoria são
estabelecidos a partir de parâmetros internos ou externos como, por exemplo, as
NR’s, normas técnicas da ABNT, Recomendações Técnicas de Procedimentos da
Fundacentro, normas ou diretrizes de gestão da qualidade, meio ambiente e SST
(ISO, OHSAS, TS).
ISO
19011:2012
O objetivo da ISO 19011:2012 é orientar profissionais
(auditores) ou organizações que implementam sistemas de gestão (qualidade,
ambiental), neste caso também pode ser incluído o SGSST, que precisam realizar
auditorias e otimizar a integração dos próprios sistemas.
A ênfase da Norma é que a auditória seja baseada em
riscos estratégicos, do negócio, operacionais e do próprio sistema de gestão da
organização. Na Auditoria Baseada em Riscos (ABR) é necessário garantir a
integração dos objetivos da qualidade, meio ambiente e SST. Informações que
permitirão priorizar as atividades de auditoria, as áreas que serão auditadas e
avaliar o processo de Gestão de Riscos.
Planejamento
e implantação de auditorias de segurança
De
forma geral, uma auditoria de segurança envolve três fases:
Preparação: envolve a elaboração do Plano de Auditoria,
documento de planejamento das atividades, que inclui o objetivo da auditoria,
critérios e documentos de referência para a auditoria, escopo da auditoria
(processos que serão auditados) e data e local da auditoria. Ainda na fase de
preparação deve ser formulado o checklist para a auditoria.
Execução: aplicação do checklist, contendo as
observações em campo, bem como o registro das evidências (fotos, vídeos e
documentação).
Elaboração de relatórios: contendo a descrição das
atividades realizadas, lista das não conformidades identificadas, evidências e
plano de ação.
Benefícios
da auditoria de segurança
· Reduz
os riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais
· Subsidia
a priorização das ações de segurança do trabalho
· Melhora
o ambiente de trabalho
· Aumenta
a eficiência e produtividade dos processos internos
· Reduz
os custos operacionais
· Documenta
o processo de Segurança do Trabalho, reduzindo as penalidades ou multas das
agências fiscalizadoras
· Promove
uma avaliação de desempenho a partir da segurança do trabalho da indústria.
Benefícios
da auditoria digital
A auditoria digital em Segurança e Saúde
Ocupacional é uma solução tecnológica que padroniza todo trabalho de
inspeção. É possível automatizar as auditorias sem perder a qualidade do processo.
Já em campo, no momento em que a auditoria está sendo
realizada, é possível elaborar relatórios e efetuar o compartilhamento para a
equipe em tempo real. O interessante da auditoria digital é o acesso fácil e
rápido aos resultados da Segurança e Saúde Ocupacional de uma empresa.
Os dados podem ser mensurados, consultados e o
desempenho do trabalho exercido em SST fica mais evidente para os setores. Nós
do OnSafety mantemos os indicadores de itens conformes ou não-conformes sempre
atualizados.
Vale a pena efetuar auditorias digitais em
SST. Com a tecnologia você ganha tempo e aumenta a produtividade das
organizações e torna mais eficiente o processo de Gestão de Segurança e Saúde
do Trabalho.
Conclusão
A auditoria é válida para apontar as deficiências da
empresa em SST para que a mesma tome medidas corretivas de seus processos. Mas
vai além disso!
Com uma avaliação bem executada, é possível encontrar
os pontos fortes da organização e evidenciá-los como diferencial da empresa em
relação a outras organizações.
É possível potencializar os pontos fortes
identificados através de um planejamento estratégico que visa melhor
posicionamento da empresa no mercado.
Desta forma, a auditoria de SST é um dos primeiros
passos para proporcionar vantagem competitiva de uma empresa; além de prevenir
acidentes e doenças ocupacionais.
Referências
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
“Diretrizes para Auditorias de Gestão”. NBR ISSO 19011:2012. Rio de Janeiro,
ABNT, 2012.
OIT – Organização Mundial do Trabalho. Disponível por
http://www.ilo.org/safeday
Portal da Classe Contábil – Origem, evolução e
desenvolvimento da auditoria. Disponível em: https://classecontabil.com.br.
Acessado em: 30/07/2019.
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