COMO
LIDAR COM OS CENÁRIOS DE EMERGÊNCIA NA EMPRESA?
Por mais que você invista em minimização e
neutralização dos riscos do trabalho na sua empresa, algumas situações adversas
podem acontecer. Acidentes de trabalho, mal súbito, incêndios e outras
situações semelhantes podem gerar uma série de transtornos para a sua
organização e colaboradores, sendo essencial se preparar para evitar
consequências mais graves caso algumas delas se concretizem.
É aí é que entra a necessidade de ter um plano para
lidar com cenários de emergência dentro da empresa. É necessário preparar os
colaboradores e criar protocolos para os mais diversos cenários que podem se
concretizar na organização e, assim, garantir que o time estará capacitado para
manejar a situação adversa, caso ela ocorra.
Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura e
descubra agora mesmo!
Identifique
os riscos e possíveis situações adversas
Para entender a melhor forma de lidar com situações de
emergência na empresa, é essencial que você saiba quais são os cenários
adversos que podem se concretizar. Afinal, é a partir desse diagnóstico que
você será capaz de identificar quais são as ações necessárias para preparar a
organização e a equipe.
Para isso, você pode consultar o mapa de riscos, assim
como o PGR - Planejamento de Gestão de Riscos. Também é necessário pensar sobre
as situações adversas que não podem ser totalmente evitadas, como incêndios,
alagamentos e outras.
Capacite
os colaboradores
Uma outra ação importante para lidar com emergências
dentro da empresa é investir na capacitação do time. Afinal, mesmo que o
colaborador não tenha formação na área de saúde, o conhecimento sobre práticas
de primeiros socorros pode ser uma forma de salvar a vida do colega.
Portanto, invista em cursos e treinamentos para a
equipe. Você pode, por exemplo, capacitá-los em relação à primeiros socorros ou
em como agir em situações específicas de emergência. Também é importante
prepará-los para a fuga da empresa no caso de acidentes ou problemas e outras
adversidades dentro da organização.
Revise
e estude o plano de contingência
Uma ferramenta que pode ser uma grande aliada na hora
de lidar com situações adversas é o plano de contingência. Afinal, ele é o
documento no qual são especificadas as principais ações em caso de diversos
tipos de questões, incluindo ações para emergências.
Portanto, aproveite para revisar e estudar o plano de
contingência de sua empresa. Caso ainda não tenha elaborado esse documento,
invista nesse processo de forma a criar um plano de excelência para a
organização.
Fique
atento às Normas Regulamentadoras
As Normas Regulamentadoras são diretrizes importantes
no que se refere ao cuidado da saúde e da segurança dos trabalhadores em sua
empresa. No que diz respeito aos planos de emergência, vale destacar que essa é
uma exigência para as organizações segundo a NR 01, após a revisão ocorrida na
norma nos últimos anos.
Dessa forma, fique atento às revisões das normas, uma
vez que o plano de emergência começou a ser exigido em janeiro de 2022. Ele é
importante tanto para cumprir com as exigências legais em relação às empresas,
quanto para proteger os seus colaboradores no caso de concretização de
situações adversas.
Como você pôde perceber, aprender a lidar com cenários
de emergência é essencial para o cuidado com os colaboradores. Afinal, todos
ficam mais preparados, sendo ainda possível evitar problemas sérios e
consequências graves para o time caso eles se concretizem.
Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e
não deixe de compartilhar nas redes sociais.
Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este
artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre
o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário