O PAPEL DOS PROCEDIMENTOS
COMO BARREIRA NA PREVENÇÃO.
Começava a moda das novas visões em segurança naquela
época, legal, interessante… Gosto das ideias desses psicólogos sobre Segurança
do Trabalho.
Estava me recuperando da quinta ou sexta malária (bom
para quem quer fazer dieta), quando a turma resolveu fazer novos procedimentos
para algumas tarefas (não me lembro a razão).
Empolgados, escreveram um novo procedimento (parecia
um livro), cheio de fluxograma, mencionando a estratégia, utilizando o
pensamento das novas visões, e, realmente, depois que eu li, acredito que só
eles mesmos entenderiam, pois eu não entendi coisa nenhuma.
Mas, como estava fora de combate não me consultaram e
lançaram, em um trecho no meio da Selva (nascentes do Rio Nilo) com 5 mil
colaboradores filipinos e tailandeses, que não falam inglês, nem nada.
Resumindo:
fatalidades, lesões etc,
Analise
das causas raiz? Procedimentos!
E assumo, interinamente, essa culpa. Como líder, não
poderia fugir as minhas reponsabilidades, pois não fiz um follow up com a
equipe das decisões deles sobre o dia a dia.
Estávamos em um ambiente de trabalho que incentivava o
pessoal das operações a desviar-se dos procedimentos o tempo todo.
E a equipe decide fazer um procedimento que…. Deixa
para lá, minha culpa!
Para
que servem os procedimentos? Sua importância?
É uma barreira, sim, para evitar eventos indesejáveis.
E cá entra nós, deveriam ser os mais simples
possíveis, pois quem vai ler não é quem escreveu, mas, sim, quem vai utilizar
em suas tarefas.
Princípios fundamentais na gestão de procedimentos
Os
procedimentos são apropriados?
Em primeiro lugar, um procedimento é a forma certa de
controle de risco?
Controles administrativos, como procedimentos, não são
tão confiáveis quanto soluções de engenharia ou hardware/design.
Eles devem ser usados onde um controle projetado não é
possível ou razoavelmente viável de implementar.
Determine quais operações ou tarefas precisam de
procedimentos (nem todas elas o farão).
Você precisa ser capaz de demonstrar o processo usado
para tomar essas decisões, então observe os critérios que você usou.
Informe o desenvolvimento dos procedimentos
conversando com os usuários e caminhando pela tarefa com eles.
Como
eles devem ser?
Entenda para quem os documentos são destinados e como
eles serão utilizados (para treinamento, resposta de emergência, operações
normais etc.), pois isso informará o tipo de documento e nível de detalhamento.
Você precisa de procedimentos que são encaminhados
passo a passo cada vez que a tarefa é realizada; aqueles que podem ser
referidos periodicamente durante a tarefa; ou aqueles que são fornecidos para
fins de informação/treinamento?
Por exemplo, listas de verificação podem ser mais
apropriadas para uso no trabalho.
Quanto mais raramente um procedimento é usado (por
exemplo, perturbações de plantas, resposta de emergência), mais detalhado
o procedimento pode precisar ser.
Os procedimentos devem ser precisos e apresentados em
um formato compatível com as necessidades do usuário final e adequado para a
tarefa que eles são projetados para suportar.
Os procedimentos devem identificar os riscos e
controles envolvidos no preenchimento da tarefa, incluindo erro humano.
O
que pode dar errado e o que você espera que o usuário faça sobre isso?
Tenha cuidado ao definir um formato ou modelo padrão para
todos os procedimentos da empresa: há o perigo de que um procedimento simples,
de ajuste para fins, possa se tornar desordenado se determinadas seções tiverem
que ser incluídas.
Considere
fornecer uma seleção de modelos que podem ser adaptados por um autor de
procedimentos.
Tenha um mecanismo formal em vigor para garantir que
os funcionários sejam treinados em procedimentos novos/atualizados, inclua
informações sobre porque o procedimento foi emitido, quando ele deve ser
utilizado e como ele difere dos procedimentos anteriores.
Criar um processo para garantir que os procedimentos
permaneçam válidos e atualizados junto de um mecanismo formal para a remoção de
procedimentos desatualizados.
Certifique-se de que os controles processuais
relevantes sejam revistos após um incidente, não conformidade de auditoria ou
como resultado de mudanças no local de trabalho.
Além de assegurar o conteúdo técnico, considere como o
procedimento é apresentado e formatado a maioria das orientações sobre este
assunto é consistente.
Vi muitos procedimentos incluírem informações básicas
sobre EPIs, ou referenciar as regras gerais do site.
Sugiro que as regras básicas do site não sejam
incluídas em todos os procedimentos e apenas documentem os requisitos de EPI’s
se forem específicas dos perigos da tarefa.
Finalmente…
Além de considerar procedimentos, também abordam a
concepção de equipamentos, controles e interfaces a que os procedimentos se
referem.
Não adianta ter uma instrução clara do que fazer e
quando fazê-lo, se, por exemplo, o equipamento a que o procedimento se refere
não é devidamente rotulado e projetado de acordo com os princípios dos fatores
humanos.
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