terça-feira, 27 de dezembro de 2022

 




 

COMO FAZER UMA APR – PASSO A PASSO

 



 

Antes de abordamos como fazer uma APR é importante destacarmos o significado da sigla APR. Dessa forma, a sigla APR significa Análise Preliminar de Risco e trata-se do estudo antecipado dos possíveis riscos presentes na realização de uma determinada atividade laboral.

 

Basicamente, a Análise Preliminar de Risco – APR consiste na análise inicial dos presentes riscos existentes ou que venham a existir em uma determinada atividade, área, estudo e/ou sistema, etc.

 

Como fazer uma APR – Passo a Passo

 

1º Passo – Conhecer a área de trabalho e as atividades que serão executadas durante a realização do determinado trabalho.

 

2º Passo – Realizar entrevistas com os supervisores ou encarregados responsáveis pela coordenação e desenvolvimento do trabalho, visando o entendimento das atividades e dos procedimentos a serem realizados durante a execução do trabalho.

Recomenda-se também, entrevistar os funcionários que irão executar as atividades, com o objetivo de comparar as informações apuradas e eliminar as possíveis dúvidas acerca do trabalho.

 

3º Passo – Ao realizar as entrevistas citadas no “2º Passo de Como fazer uma APR“, anote detalhadamente cada etapa do trabalho, passo a passo, desde o início até a plena conclusão.

 

4º Passo – Após a coleta e análise de todas essas informações, partiremos para a elaboração da APR. Sendo assim, adote algum modelo de APR abaixo, para a confecção da sua própria APR - Análise Preliminar de Risco.

 

5º Passo – Agora analisaremos os riscos e as consequências de cada etapa do trabalho. Assim como, as ações de controle dos riscos identificados e os procedimentos de segurança.

 

6º Passo – Antes da aprovação e implantação da APR é importante realizar uma revisão geral do conteúdo com os supervisores ou encarregados, buscando averiguar as informações descritas, assim como, a melhoria da APR.

 

7º Passo – Assegurar que todos os funcionários envolvidos tenham o pleno conhecimento do conteúdo da APR e que recebam as devidas, orientações e treinamentos, referentes à Análise Preliminar de Risco – APR. Lembrando, que a APR deve ser documentada e conter a assinatura de todos os envolvidos no trabalho.

Além disso, é importante sempre fiscalizar o trabalho para a garantia do absoluto cumprimento da APR. Lembrando, que em caso de alguma alteração na execução das atividades no trabalho, deve-se também atualizar a APR.

 

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.


Nenhum comentário:

    REGISTRO DE NÃO CONFORMIDADE - O QUE É E COMO FAZER NO SEU NEGÓCIO?   O registro de não conformidade é uma oportunidade única de m...