AUDITORIA
INTERNA: O QUE É, COMO FAZER, RELATÓRIO E MAIS
As Normas Regulamentadoras (NR’s) em Saúde e Segurança
do Trabalho (SST) visam proteger os trabalhadores brasileiros e otimizar
procedimentos dentro das organizações. Para garantir esses objetivos, suas
determinações exigem alguns processos, como exames, treinamentos, auditoria
interna e externa.
O
que é auditoria interna em SST?
A auditoria interna em Saúde e Segurança do Trabalho é
um procedimento preventivo que visa fiscalizar a rotina de serviços dentro de
uma empresa.
Durante sua realização, são identificados agentes de
risco e desenvolvidas propostas para melhorias das condições de trabalho. Além
disso, o processo é uma oportunidade para reforçar os conhecimentos dos
colaboradores voltados para a prevenção de acidentes.
Dentre as vantagens da realização das auditorias está
também a diminuição do risco de autuações emitidas pela fiscalização da
Secretaria de Inspeção do Trabalho.
Conheça as autuações em Normas Regulamentadoras mais
comuns do Brasil
São
questões analisadas em uma auditoria interna:
ü Saúde;
ü Limpeza;
ü Disciplina;
ü Qualidade;
ü Manutenção;
ü Infraestrutura;
ü Documentação;
ü Respeito
às NRs;
ü Conhecimento
sobre SST;
ü Segurança
dos trabalhadores;
ü Processos
e padronização de atividades.
A principal diferença entre auditoria interna e
auditoria externa é que a segunda requer a contratação de uma empresa terceira
para inspeção das condições de Saúde e Segurança do Trabalho.
Curso
de auditor interno
Os parâmetros a serem analisados por uma auditoria
interna estão presentes nas NR’s, nos textos da Associação Brasileira de Normas
Técnicas (ABNT) voltados para a atividade fim da instituição, nas diretrizes
da Organização Internacional para Padronização (ISO) e nas orientações
da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro).
A FUNDACENTRO é,
inclusive, uma das organizações capacitadas para realizar cursos de auditor
interno.
Como
é feita uma auditoria interna
Para desenvolver uma auditoria interna de qualidade, a
empresa deve, em primeiro lugar, elencar um profissional capacitado para
desenvolvê-la.
O auditor interno deve criar um sistema de avaliação
SST, identificar e mapear riscos relacionados às funções ocupacionais;
verificar o cumprimento dos parâmetros de segurança estabelecidos pela empresa,
prevenir acidentes de trabalho e divulgar a política geral da
instituição. Em algumas situações, deve repassar esses valores inclusive
aos subcontratados.
Quanto ao ambiente, é preciso analisar temperatura,
instalações elétricas e sanitárias, níveis de ruído, ventilação, iluminação e
ergonomia. Já com relação aos equipamentos e máquinas, os auditores internos
devem estar atentos às:
ü Condições
dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), do maquinário e das
ferramentas;
ü Manutenção
dos três itens citados acima;
ü Uso
adequado pelos trabalhadores.
Para reduzir as situações não-conformes, o auditor
interno deve compilar as situações encontradas em uma avaliação interna
considerando a análise de riscos e a definição de mecanismos de controle.
De acordo com o Manual de Normas de Auditoria do
Ministério da Saúde, as etapas de uma auditoria em SST são:
Planejamento
Que consiste em levantar os itens que serão
inspecionados conforme o ramo de atividade da empresa e preparar um checklist
para verificação.
Execução
A partir da lista de tópicos, identificar as situações
conformes e não conformes; fazer a análise das funções, máquinas,
equipamentos, infraestrutura, ventilação, iluminação, temperatura, ruído e tudo
que envolver o ambiente ocupacional.
Relatar as peculiaridades observadas em campo,
documentar o que foi evidenciado por meio de fotos, vídeos e relatórios.
Conclusão
Desenvolver relatórios descrevendo detalhadamente
cada atividade avaliada sob o foco das não conformidades identificadas.
Por fim, elaborar um plano de ação a curto, médio e
longo prazo para que as melhorias em SST sejam colocadas em prática.
Atenção! Uma auditoria interna não serve apenas para
corrigir falhas. A avaliação bem executada pode, inclusive, evidenciar os
pontos fortes da empresa e elencá-los como um diferencial diante a concorrência.
Potencializar e evidenciar as qualidades é uma
estratégia interessante para melhorar o posicionamento da empresa no mercado.
Fiscalização do Ministério do Trabalho: entenda o
termo de notificação e o Auto de Infração
Passo
a passo
Na preparação da auditoria, deve-se analisar o os
documentos que regem as atividades da empresa, como legislação e normas
técnicas aplicáveis. Depois é feito o Plano da Auditoria (PA), elaborado
de forma a permitir alterações durante o progresso da inspeção.
Deve-se,
então, definir critérios da auditoria e documentos de referência.
A identificação das unidades e processos a serem
auditados precisa ser descrita junto às datas, horários e locais de realização
da auditoria interna.
Por fim, define-se a responsabilidades dos membros das
equipes e as áreas de competência que devem criticar.
Segundo
o artigo “Auditorias Técnicas de Segurança e Saúde no Trabalho da Construção”,
de Luís Alves Dias e Roque Puiatti, a preparação, a execução e o
relatório de uma auditoria interna se resumem a:
ü Análise
dos documentos;
ü Plano
de Auditoria;
ü Lista
de verificação preliminar;
Seguido
de
ü Reunião
de abertura;
ü Auditoria
in situ;
ü Reunião
formal de conclusão;
E,
para finalizar
ü Descrição
das atividades efetivamente realizadas;
ü Lista
das não conformidades/cumprimentos observados;
ü Seguimento
das atividades (plano de correção e/ou auditoria de seguimento.
Relatório
Final de uma auditoria interna
Objeto de muitas dúvidas, o relatório final de uma
auditoria, como explica o trabalho Planejamento da Auditoria de Saúde
e Segurança no Trabalho, de Cássio Eduardo Garcia, deve conter a visão
geral da inspeção, os métodos aplicados para análise, a descrição dos
trabalhadores entrevistados, as atividades que merecem reconhecimento e as
oportunidades de melhoria, os pontos críticos a serem corrigidos e o plano de
ação para aprimoramento contínuo.
Auditoria
interna digital
Há softwares capazes de auxiliar empresas na
realização de auditorias internas. Com a tecnologia, o auditor ganha tempo e
garante a conferência de todos os parâmetros relevantes por meio de
checklists. Além da facilidade, um histórico fica salvo no aplicativo, garantindo
o arquivamento e o fácil acesso às informações compiladas.
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