segunda-feira, 18 de abril de 2022

 

 

 

AUDITORIA INTERNA: O QUE É, COMO FAZER, RELATÓRIO E MAIS

 

 


 

As Normas Regulamentadoras (NR’s) em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) visam proteger os trabalhadores brasileiros e otimizar procedimentos dentro das organizações. Para garantir esses objetivos, suas determinações exigem alguns processos, como exames, treinamentos, auditoria interna e externa.

 

O que é auditoria interna em SST?

 

A auditoria interna em Saúde e Segurança do Trabalho é um procedimento preventivo que visa fiscalizar a rotina de serviços dentro de uma empresa.

 

Durante sua realização, são identificados agentes de risco e desenvolvidas propostas para melhorias das condições de trabalho. Além disso, o processo é uma oportunidade para reforçar os conhecimentos dos colaboradores voltados para a prevenção de acidentes.

 

Dentre as vantagens da realização das auditorias está também a diminuição do risco de autuações emitidas pela fiscalização da Secretaria de Inspeção do Trabalho.

 

Conheça as autuações em Normas Regulamentadoras mais comuns do Brasil

 

São questões analisadas em uma auditoria interna:

 

ü Saúde;

ü Limpeza;

ü Disciplina;

ü Qualidade;

ü Manutenção;

ü Infraestrutura;

ü Documentação;

ü Respeito às NRs;

ü Conhecimento sobre SST;

ü Segurança dos trabalhadores;

ü Processos e padronização de atividades.

 

A principal diferença entre auditoria interna e auditoria externa é que a segunda requer a contratação de uma empresa terceira para inspeção das condições de Saúde e Segurança do Trabalho.

 

Curso de auditor interno

 

Os parâmetros a serem analisados por uma auditoria interna estão presentes nas NR’s, nos textos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) voltados para a atividade fim da instituição, nas diretrizes da Organização Internacional para Padronização (ISO) e nas orientações da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro).

 

A FUNDACENTRO é, inclusive, uma das organizações capacitadas para realizar cursos de auditor interno.

 

Como é feita uma auditoria interna

 

Para desenvolver uma auditoria interna de qualidade, a empresa deve, em primeiro lugar, elencar um profissional capacitado para desenvolvê-la.

 

O auditor interno deve criar um sistema de avaliação SST, identificar e mapear riscos relacionados às funções ocupacionais; verificar o cumprimento dos parâmetros de segurança estabelecidos pela empresa, prevenir acidentes de trabalho e divulgar a política geral da instituição. Em algumas situações, deve repassar esses valores inclusive aos subcontratados.

 

Quanto ao ambiente, é preciso analisar temperatura, instalações elétricas e sanitárias, níveis de ruído, ventilação, iluminação e ergonomia. Já com relação aos equipamentos e máquinas, os auditores internos devem estar atentos às:

 

ü Condições dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), do maquinário e das ferramentas;

ü Manutenção dos três itens citados acima;

ü Uso adequado pelos trabalhadores.

 

Para reduzir as situações não-conformes, o auditor interno deve compilar as situações encontradas em uma avaliação interna considerando a análise de riscos e a definição de mecanismos de controle.

 

De acordo com o Manual de Normas de Auditoria do Ministério da Saúde, as etapas de uma auditoria em SST são:

 

Planejamento

 

Que consiste em levantar os itens que serão inspecionados conforme o ramo de atividade da empresa e preparar um checklist para verificação.

 

Execução

 

A partir da lista de tópicos, identificar as situações conformes e não conformes; fazer a análise das funções, máquinas, equipamentos, infraestrutura, ventilação, iluminação, temperatura, ruído e tudo que envolver o ambiente ocupacional.

 

Relatar as peculiaridades observadas em campo, documentar o que foi evidenciado por meio de fotos, vídeos e relatórios.

 

Conclusão

 

Desenvolver relatórios descrevendo detalhadamente cada atividade avaliada sob o foco das não conformidades identificadas.

 

Por fim, elaborar um plano de ação a curto, médio e longo prazo para que as melhorias em SST sejam colocadas em prática.

 

Atenção! Uma auditoria interna não serve apenas para corrigir falhas. A avaliação bem executada pode, inclusive, evidenciar os pontos fortes da empresa e elencá-los como um diferencial diante a concorrência.

 

Potencializar e evidenciar as qualidades é uma estratégia interessante para melhorar o posicionamento da empresa no mercado.

 

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Passo a passo

 

Na preparação da auditoria, deve-se analisar o os documentos que regem as atividades da empresa, como legislação e normas técnicas aplicáveis. Depois é feito o Plano da Auditoria (PA), elaborado de forma a permitir alterações durante o progresso da inspeção.

 

Deve-se, então, definir critérios da auditoria e documentos de referência.

 

A identificação das unidades e processos a serem auditados precisa ser descrita junto às datas, horários e locais de realização da auditoria interna.

 

Por fim, define-se a responsabilidades dos membros das equipes e as áreas de competência que devem criticar.

 

Segundo o artigo “Auditorias Técnicas de Segurança e Saúde no Trabalho da Construção”, de Luís Alves Dias e Roque Puiatti, a preparação, a execução e o relatório de uma auditoria interna se resumem a:

 

ü Análise dos documentos;

ü Plano de Auditoria;

ü Lista de verificação preliminar;

 

Seguido de

 

ü Reunião de abertura;

ü Auditoria in situ;

ü Reunião formal de conclusão;

 

E, para finalizar

 

ü Descrição das atividades efetivamente realizadas;

ü Lista das não conformidades/cumprimentos observados;

ü Seguimento das atividades (plano de correção e/ou auditoria de seguimento.

 

Relatório Final de uma auditoria interna

 

Objeto de muitas dúvidas, o relatório final de uma auditoria, como explica o trabalho Planejamento da Auditoria de Saúde e Segurança no Trabalho, de Cássio Eduardo Garcia, deve conter a visão geral da inspeção, os métodos aplicados para análise, a descrição dos trabalhadores entrevistados, as atividades que merecem reconhecimento e as oportunidades de melhoria, os pontos críticos a serem corrigidos e o plano de ação para aprimoramento contínuo.

 

Auditoria interna digital

 

Há softwares capazes de auxiliar empresas na realização de auditorias internas. Com a tecnologia, o auditor ganha tempo e garante a conferência de todos os parâmetros relevantes por meio de checklists. Além da facilidade, um histórico fica salvo no aplicativo, garantindo o arquivamento e o fácil acesso às informações compiladas.

 

 

 

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