segunda-feira, 7 de março de 2022

 

 

 

ENTENDA O QUE FAZER COM O USO DE CELULAR NO TRABALHO

 



 

O uso de celular no trabalho reflete muito bem o que ocorre na vida privada. O que se observa, em muitos casos, é a introdução de um verdadeiro vício que induz à consulta permanente a cada sinal ou vibração.

 

Na verdade, o celular já se posiciona como o agente dispersor mais evidente. Assim, não há produtividade no trabalho que resista à sua presença.

 

Além disso, diversas atividades exigem total atenção em razão dos riscos diante da perda do foco na tarefa. Por essa razão, reportam-se inúmeros casos de acidentes resultantes da distração provocada pelo toque do aparelho.

 

Continue neste post e saiba o que fazer com o celular no trabalho!

 

Quais os impactos do uso de celular no trabalho?

 

É muito fácil imaginar como a utilização do aparelho de telefone celular no ambiente laboral impacta o trabalho. Os estudos e pesquisas confirmam e apontam que 82% dos trabalhadores que têm um “smartphone” ficam de olho nele enquanto trabalham.

 

Com o resultado da perda de foco, deve-se esperar:

 

§  déficit de atenção nas atividades laborais;

§  risco de acidentes de trabalho devido à falta de concentração ou constante distração;

§  surgimento da indisciplina no ambiente de trabalho, sobretudo nos mais formais;

§  queda na qualidade de produtos e serviços;

§  redução drástica no desempenho pessoal;

§  redução na produtividade da equipe;

§  descumprimento de prazos.

 

Alguns segmentos são especialmente perigosos e suscetíveis a acidentes de trabalho pelo uso do aparelho celular. Por essa razão, devem ser objeto constante de atenção das áreas que atuam na segurança do trabalho.

 

Entre esses, destaca-se a construção civil, em inúmeras situações de risco que lhe são próprias. Do mesmo modo, aquelas que envolvem operação manual de máquinas e equipamentos.

 

Por sua vez, vale observar alguns dados obtidos com as referidas pesquisas. Destacam-se os 10 principais usos do celular no ambiente de trabalho:

 

·       Mensagem pessoal: 65%;

·       Previsão do tempo: 51%;

·       Notícias: 44%;

·       Jogos: 24%;

·       Compras: 24%;

·       Trânsito: 12%;

·       Fofoca: 7%;

·       Vendas: 6%;

·       Conteúdo adulto: 4%;

·       Namoro: 3%.

 

Como a empresa pode lidar com o assunto?

 

A estratégia a ser adotada para minimizar a ocorrência de uso do aparelho no trabalho está diretamente relacionada à cultura organizacional. É essencial considerar esse aspecto, caso contrário, o tratamento poderá ser pior que a doença.

 

Desse modo, as medidas devem ser trabalhadas em conformidade com cada organização. Logo, as iniciativas para lidar com o assunto podem ser assim resumidas, entre outras:

 

·       promover rodadas de conscientização, deixando claros os efeitos negativos da prática;

·       estimular a autorreflexão sobre o assunto e o engajamento da equipe;

·       assinar um acordo de compromisso desde a contratação;

·       estabelecer regras com tolerância zero para setores de maior risco;

·       adotar penalização gradual até o desligamento da empresa;

·       implantar norma de política interna da empresa definindo as regras de uso ou a proibição;

·       demitir por justa causa (“indisciplina” ou “insubordinação”) com base na norma supra referida.

 

Que boas práticas podem ser adotadas?

 

Uma iniciativa importante no conjunto de medidas para administrar a questão é a criação de um manual de boas práticas para o uso de tecnologia. Desse modo, a empresa pode regular internamente, de maneira formal e direta, a utilização de smartphones, tablets, câmeras fotográficas e outros semelhantes.

 

Dentre as principais recomendações, poderiam constar:

 

§  estabelecer normas claras sobre a utilização desses equipamentos no ambiente de trabalho;

§  manter o aparelho no modo silencioso;

§  desativar as notificações dos diversos aplicativos;

§  definir os aplicativos que poderiam ser acessados;

§  definir os momentos e ambientes em que poderiam ser acessadas as redes sociais;

§  divulgar princípios da ética e da boa educação.

 

 

 

 

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