COMO AS APR’s GARANTEM A SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO?
Os Riscos de Acidentes são intrínsecos às atividades no âmbito
industrial.
Mesmo com os treinamentos
proporcionados pelas companhias aos seus funcionários, os perigos são, na
maioria das vezes, imprevisíveis.
A não ser que medidas
sejam adotadas para o monitoramento e a consequente previsão de possíveis danos
referentes ao estado físico dos colaboradores, ao meio ambiente, e ao
patrimônio empresarial. Estes recursos preventivos são denominados APR’s, ou, Análises Preliminares de
Riscos.
Essas análises são feitas
com o intuito de compreender o ambiente em que será realizado determinado
trabalho, a fim de identificar pontos frágeis e irregulares na estrutura
arquitetônica do espaço e na composição química dos elementos constituintes de
sua camada interna, que podem ser prejudiciais à saúde dos funcionários – por
exemplo, no caso de uma indústria de alimentos, se um colaborador for exercer
seu ofício ao redor de tanques de leite condensado, devem ser tomadas certas
precauções para evitar o contato com a soda cáustica, utilizada durante a
lavagem dos reservatórios.
As APR’s são feitas, na maioria das vezes, em conjunto com os
profissionais responsáveis pela realização do trabalho em voga. Mas, é possível
que os demais colaboradores – incluindo
os gestores – prestem auxílio nas subsequentes etapas da análise. É
recomendado que a figura principal do movimento seja um profissional da saúde e
segurança do trabalho, encarregado de compilar uma quantidade relevante de
informações a respeito do local escolhido.
Posteriormente, as
preconcepções são verificadas e utilizadas como base para a criação de medidas
coibitivas.
Não
obstante, as análises preliminares são efetivadas por meio de algumas etapas
obrigatórias; são elas:
· A
identificação de possíveis riscos;
· A
listagem dos mesmos;
· A
sondagem de causas e pontos deficitários;
· O
rastreamento de possíveis grupos expostos aos problemas; a análise de
consequências; etc.
Além
dos passos citados, outros dados que devem constar nos documentos de uma APR
são:
· Os
nomes dos responsáveis; a data de aplicação do serviço; o nome da empresa; a
tarefa em questão; a listagem de equipamentos utilizados; as etapas do
trabalho. É importante lembrar que a integração dos funcionários é inerente ao
desenrolar de uma análise mais ampla e complexa das prováveis ameaças. Assim, as APR’s podem ser um dos instrumentos
mais importantes para a garantia da saúde e da segurança no ambiente de
trabalho.
Gostou do conteúdo? Conte
para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.
Siga o Blog e Deixe seu
comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais
pessoas se informem sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário