COMO
ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS
Para serviços de manutenção em campo, organizar um
cronograma de visitas ajuda no aproveitamento, organização e produtividade do
técnico. Veja como fazer!
Se sua empresa ainda não usa um cronograma de visitas,
que tal conhecer mais sobre essa ferramenta para agilizar e organizar a
execução dos serviços?
O cronograma, ou calendário de visitas, ajuda a
otimizar o tempo do técnico, fideliza seu relacionamento com o cliente e ainda
contribui para a organização geral da empresa.
A seguir, vamos entender melhor como usar esse tipo de
ferramenta e também como organizar o cronograma de maneira eficiente para todas
as partes. Continue lendo o artigo!
O
que é cronograma de visitas técnicas
O cronograma de visitas técnicas é um calendário que
organiza todos os chamados a serem atendidos pela empresa. Ele deve conter
todas as atividades programadas dentro de um prazo que faça sentido
para cada um, e também levar em consideração a disponibilidade do técnico e do
cliente.
Embora seu uso seja intuitivo, o cronograma necessita
de atenção para que ele não seja apenas um lembrete das atividades, mas também
uma ferramenta para organização e gestão do tempo da equipe.
Veja
algumas atividades que podem ficar mais fáceis com o uso do calendário:
· Avaliação
para elaboração de orçamento;
· Manutenção
preventiva;
· Manutenção
preditiva;
· Manutenção
corretiva curativa.
Alguns
benefícios do cronograma de visitas técnicas são:
Otimização
do tempo do técnico
Quando as visitas são devidamente organizadas
(falaremos sobre isso mais adiante), é possível reduzir o tempo gasto com
locomoção do profissional encarregado, e até incluir mais visitas no calendário.
Satisfação
do cliente
Ao levar em conta a disponibilidade do cliente, a
empresa demonstra respeito pelo seu tempo e ainda evita atrasos e esperas
desnecessárias causadas por falta de organização.
Gerenciamento
de riscos
Organizando sua agenda de visitas, você também pode
elaborar um calendário para fazer manutenções preventivas ou preditivas,
evitando futuros danos ao equipamento e reduzindo a necessidade de manutenção
corretiva emergencial.
Como
montar um cronograma de visitas a clientes
Antes de elaborar o calendário de visitas técnicas, é
preciso levar alguns pontos em consideração. O principal objetivo do cronograma
de visitas a clientes é otimizar o tempo gasto de maneira efetiva, por isso
considere:
Objetivo
da visita
Alguns chamados demandam mais tempo que outros, por
isso considere o tempo médio estimado para cada visita e organize o calendário
do técnico.
Procure agendar visitas com o mesmo objetivo no mesmo
dia ou em horários próximos. Assim o profissional leva apenas os documentos e
equipamentos necessários para aquele tipo de chamado, e o gestor consegue
estimar melhor o tempo médio gasto em cada um, evitando atrasos no cronograma.
Localização
Esse é o ponto mais importante para quem atende
chamados externos. Não faz sentido agendar a primeira visita do dia em uma
região da cidade e a seguinte, do lado oposto; isso adiciona custos de
transporte, eleva o tempo gasto com deslocamento e aumenta o risco de atrasos.
Se possível, agende os atendimentos em regiões
próximas no mesmo dia e em horários seguidos. Caso sua empresa trabalhe com
solicitações emergenciais, avalie a possibilidade de designar um técnico para
cada área da cidade.
Frequência
Alguns ativos ou equipamentos demandam manutenções
agendadas com frequência pré-determinada, facilitando seu encaixe na agenda.
Caso isso se aplique à sua empresa, você pode se organizar com antecedência
para que os serviços da mesma categoria ou em locais próximos sejam agendados
no mesmo dia ou turno.
Além disso, como essas visitas normalmente não são
emergenciais, há mais espaço para flexibilizar datas e horários.
Tendo esses fatores em vista, chegou a hora de montar
o cronograma de visitas. Considere quais são os pontos mais importantes para
você (os técnicos podem ajudar a decidir o que é prioridade) como ponto de
partida.
Você pode usar um calendário, um documento tipo Excel ou até um software digital para fazer a montagem.
Nesse modelo de cronograma, preferimos separar os serviços
primeiro por localização (note como a mesma região tem atendimentos
em sequência) e depois por objetivo da visita. Nem sempre isso será
possível, já que dependemos da disponibilidade do cliente, mas controlar ao
menos parte do cronograma já facilitará sua rotina.
Seu cronograma deve conter os dias da semana que sua
empresa atende, e janelas de horário que façam sentido para os seus chamados.
Se necessário, crie intervalos menores ou maiores e adapte o calendário
conforme preferir.
Cronograma
de visitas: dicas
Para
te ajudar na organização do seu cronograma de visitas, separamos algumas dicas
valiosas para o seu negócio:
Deixe
espaços livres
Se você trabalha com atendimentos não planejados,
deixe um espaço na agenda para esses casos. Para evitar tempo ocioso, deixe uma
margem extra de tempo no intervalo estimado, assim é possível fazer encaixes ou
adiantar o próximo serviço caso o anterior seja encerrado antes do previsto.
Confirme
a visita
Se a visita técnica foi agendada com
antecedência (ou seja, não foi emergencial) retome para o seu cliente para
lembrá-lo do compromisso. Assim você evita que o técnico faça uma viagem
desnecessária caso o cliente tenha esquecido, e ainda pode encaixar outros
atendimentos naquele horário.
Invista
na tecnologia
Para que o técnico não precise carregar pilhas de
papel em cada visita, que tal investir em um software? No Produttivo, você
tem acesso a ordens de serviço digital que ajudam no recebimento, planejamento
e execução dos chamados.
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