AFASTAMENTO
DO TRABALHO: SAIBA COMO EVITAR!
Existem diferentes razões que levam um trabalhador a
precisar se afastar de suas atividades, mas, o resultado é sempre ruim para a
empresa e para o próprio colaborador. O afastamento do trabalho precisa ser
abordado a partir de suas origens para que possa ser evitado.
Conhecer os prejuízos que podem ser provocados com a
sua incidência é importante para situar o gestor quanto à realidade que precisa
ser modificada. Ao mesmo tempo, descobrir iniciativas que podem ser adotadas,
pode facilitar as coisas.
Por
que ocorrem os afastamentos do trabalho?
Todos os anos, centenas de milhares de eventos de
afastamento do trabalho são formalmente registrados no país.
Essas
ocorrências estão relacionadas a diferentes causas, mas algumas, como mostradas
a seguir, aparecem com maior incidência:
· acidentes de trabalho:
nesse grupo estão as lesões, cortes, fraturas e outros resultantes
especialmente de má utilização de ferramentas e equipamentos, ausência de EPIs
adequados ou negligência no seu emprego;
· dor nas costas:
esse parece ser um evento universal, quase sempre resultante de questões
ergonômicas e de má postura do colaborador;
· lesões por esforço repetitivo (LER):
são danos provocados na musculatura, nervos e tendões, resultantes de
movimentos recorrentes, realizados com frequência em razão do tipo de atividade
desenvolvida;
· saúde mental:
nesse campo, têm presença marcante especialmente o estresse e a depressão, esta
última como uma das principais causas de afastamento do trabalho.
Que
prejuízos trazem para a empresa e seus colaboradores?
A ocorrência de afastamentos do trabalho traz
prejuízos tanto para a empresa, como para os colaboradores envolvidos. São
principalmente danos financeiros, operacionais e psicossociais.
Conheça
os mais significativos:
· perda
do trabalho desenvolvido pelo colaborador;
· necessidade
de substituição, quase sempre envolvendo capacitação e treinamento;
· despesas
com encargos e custos sociais pertinentes;
· perdas
salariais;
· implicações
psicossociais relacionadas ao afastamento propriamente.
Como
evitar os afastamentos do trabalho?
Os afastamentos se apresentam como uma realidade com
diferentes origens e, por essa razão, para evitar sua incidência na empresa, é
preciso tomar medidas que atuem sobre essas causas. Nesse sentido, as melhores
iniciativas envolvem ações e procedimentos de gestão. Acompanhe!
Invista
em segurança do trabalho
A concepção preventiva da segurança do trabalho é
capaz de identificar comportamentos de riscos e aqueles existentes no ambiente
laboral. A partir daí os cuidados permitem eliminar ou reduzir
significativamente as ocorrências, sobretudo, de acidentes do trabalho.
Garanta
os cuidados em saúde ocupacional
As rotinas previstas pela saúde ocupacional se
associam à visão preventiva da segurança do trabalho na atenção com a vida dos
colaboradores. É preciso que sejam efetivamente garantidas e, desse modo,
realizados os exames, avaliações, monitoramentos e programas pertinentes.
Promova
ações de valorização dos colaboradores
É princípio universal da Administração, que o maior
patrimônio de uma empresa é sua equipe. Assim, é preciso garantir que seus
colaboradores sejam valorizados e que percebam essa abordagem e posicionamento
da organização quanto à importância que representam.
Implemente
um programa de qualidade de vida no trabalho
Programas de qualidade de vida devem ser
personalizados para cada empresa e sua realidade. No entanto, apresentam
resultados muito significativos no clima organizacional, assim como na saúde e
bem-estar dos colaboradores.
Como você pôde ver, o afastamento do trabalho
apresenta elevada incidência em praticamente todos os segmentos de atividade e
trazem prejuízos vultosos para a empresa e para os trabalhadores. Por sua vez,
existem medidas capazes de evitar sua ocorrência em escalas danosas como
costuma ocorrer.
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