quarta-feira, 1 de novembro de 2023

 





 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA EM TRABALHOS CONFINADOS?

 

 

Trabalhos confinados são atividades exercidas em locais que não são adequados para a longa permanência do trabalhador. Mais comuns no segmento da Construção Civil, são locais como dutos, poços, galerias, ou até mesmo operações de resgate de ferramentas e manutenção. 

Tais situações costumam ser hostis para o ser humano, pois há pouca ventilação e iluminação, baixa presença de oxigênio e possibilidade de uma atmosfera densa com gases tóxicos, inapropriados e até inflamáveis. 

A NR-33 é uma norma reguladora que esclarece quais procedimentos devem ser adotados pelas empresas, empregadores e colaboradores durante o trabalho confinado. 

Desta maneira, o trabalho confinado exige uma série de EPI’s adequados para sua execução, sendo os equipamentos de proteção respiratória fundamentais nessa adequação. 

Cilindros, máscaras de pressão, compressores de ar, cavaletes de ar e respiradores mecânicos são alguns dos equipamentos exigidos pelas normas para a prevenção de riscos. 

 

O que são proteções respiratórias?

Equipamentos de proteção respiratória são aqueles que previnem o risco de contaminação pela via respiratória, inalação inadequada de partículas de matéria prejudiciais para o organismo, assim como podem oferecer oxigênio na execução de trabalhos em lugares rarefeitos. 

Poeiras, névoas, fumos, gases, vapores e outras substâncias inaláveis estão presentes em abundância nos canteiros de obras espalhados pelo Brasil e dentro das grandes indústrias. 

Esses equipamentos permitem que o trabalhador, após uma série de precauções previstas na já citada NR-33, execute suas tarefas garantindo sua segurança.

 

Quais são os trabalhos confinados?

São todos os trabalhos que acontecem nos espaços confinados. 

Segundo a NR-33, a identificação desses espaços deve acontecer por parte do empregador, que tomará uma série de medidas para que os serviços naquela área aconteçam de maneira adequada.

 

São elas:

·       Indicar um responsável técnico pelo cumprimento da NR-33.

·       Identificar espaços confinados no local. 

·       Identificar os riscos específicos de cada espaço.

·       Implementar a gestão em segurança e saúde no trabalho em espaços confinados. 

·       Capacitar, continuadamente, os trabalhadores sobre os riscos dos locais identificados. 

·       Acompanhar a implementação das medidas de segurança. 

·       Interromper qualquer trabalho que apresente suspeita de risco. 

·       Garantir informações atualizadas sobre a situação atual de cada um dos espaços identificados. 

 

Como deu para perceber, os trabalhos confinados necessitam de extremo cuidado, e, após serem identificados, demandam atividades em diferente locais, como: 

·       Poços subterrâneos

·       Tubulações

·       Redes de esgoto

·       Galerias

·       Chaminés

·       Vasos de Pressão

·       Silos

·       Tanques de combustível

·       Moegas

 

É fundamental que, após identificado esses espaços e liberada a atividade no local, todos os EPI’s estejam prontamente à disposição de quem for executar as tarefas no local. 

A importância da proteção respiratória em trabalhos confinados.

Diante desse cenário, é necessária uma atenção especial para equipamentos de proteção respiratória. 

Como dito, os trabalhos confinados acontecem em locais com pouco oxigênio, baixa ventilação, possível presença de gases tóxicos, inflamáveis ou contaminados. 

A inspiração de determinados resíduos também pode ser prejudicial, o que evidencia o uso e importância dos equipamentos de proteção respiratória. 

 

Quais os tipos de proteção respiratória disponíveis?

Existem vários equipamentos de proteção respiratória disponíveis no mercado, lembrando que seu uso vai depender do grau de risco oferecido pelo espaço confinado. Confira alguns abaixo:

 

Proteção respiratória por ar mandado

Funcionais para locais com baixos níveis de oxigênio, atmosfera contaminada, vapores e gases tóxicos, o equipamento em questão consiste em um conjunto facial composto por máscara de pressão, membrana acústica de aço, cilindro de fuga e válvula regularizadora. 

É oferecido também cinto antichamas, ideal para o engate e ajuste do usuário no espaço confinado. 

 

Compressor de ar

Ideal para filtragem de possível ar contaminado, os compressores de ar são equipamentos fundamentais na coleta, armazenamento e posterior descarte ou distribuição do ar contaminado. 

Geralmente, vem acompanhado de um kit com máscaras, cavaletes, cilindros de armazenamento e mangueiras atóxicas. 

 

Respirador facial

Acompanhados de filtros, os respiradores faciais protegem os usuários contra poeira, vapores, gases e outros resíduos.

Os filtros devem ser trocados com recorrência e de acordo com os elementos presentes no espaço confinado.

 

Sistema de linha de ar 

Sistemas de linhas de ar costumam ser um conjunto de equipamentos que permitem o tratamento do ar para que trabalhadores possam frequentar o espaço confinado e realizarem suas atividades posteriormente. 

Costumam conter conjunto para filtragem de ar comprimido, cavalete com filtro regulador de pressão e filtro químico de carvão ativado. Além disso, possui umidificador e distribuidor de ar. 

 

Respirador motorizado

Este equipamento filtra gases, vapores e partículas. É de fácil utilização e transporte, sendo geralmente acoplados por um cinto no corpo do usuário, com controle mecânico, tem como vantagem deixar as mãos do trabalhador livres para a execução de suas tarefas enquanto livra o ar de partículas danosas para sua saúde.

 

Acessórios

São peças de reposição, filtros e películas para respiradores, sejam eles faciais ou mecânicos. 

Esses equipamentos, por lidarem com elementos, às vezes, muito danosos, precisam ser trocados com frequência, pois é recomendado a manutenção periódica dos equipamentos. 

 

Máscaras semifaciais

São respiradores reutilizáveis que, combinados com diferentes filtros, podem oferecer proteção contravapores orgânicos e gases ácidos.

As máscaras semifaciais podem conter ainda filtro para partículas com camada de carvão ativado. 

 

Como comprar as melhores proteções respiratórias?

Ao final deste artigo, chegamos à conclusão de que os espaços de confinamento e seu consequente trabalho podem apresentar uma série de riscos para quem for trabalhar no local. 

Existem normas vigentes que visam proteger o trabalhador, assim como medidas de prevenção e uso correto de equipamento que devem ser de responsabilidade coletiva. 

Após a identificação do espaço de confinamento e o cumprimento rigoroso das orientações presentes na NR-33, o empregador responsável deve adquirir os EPI’s adequados para determinadas tarefas. 

Possui amplo material de proteção respiratória para trabalhos confinados. Os itens podem ser conferidos em nosso site!

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


Nenhum comentário:

    REGISTRO DE NÃO CONFORMIDADE - O QUE É E COMO FAZER NO SEU NEGÓCIO?   O registro de não conformidade é uma oportunidade única de m...