AUTOESTIMA
NO TRABALHO:
EXISTE
RELAÇÃO COM A PREVENÇÃO DE ACIDENTE?
É comprovado que fatores externos e internos
influenciam completamente a qualidade e produtividade de um funcionário,
incluindo o ambiente, relação entre os colegas e a autoestima no trabalho, tudo
isso pode culminar em um acidente de trabalho.
Afinal, a mente comanda o corpo, portanto, um corpo
controlado por uma mente cansada, insegura ou insatisfeita possui seu
funcionamento prejudicado.
Por isso é primordial que os funcionários estejam bem
consigo, mas como é possível contribuir para esse resultado?
O
que é autoestima?
Para solucionar um problema, é necessário entender
todas as partes que o compõe, no caso da autoestima no trabalho, é preciso
compreender o que é autoestima e como ela se comporta em um ambiente
profissional.
Em conceito, a autoestima é uma avaliação ou percepção
que um indivíduo possui de si próprio, que pode ser positiva ou negativa.
Desenvolver uma boa autoestima é um processo gradual,
que exige comprometimento, afinal, é um processo individual.
No ambiente de trabalho, a autoestima pode ser
considerada uma das necessidades que os trabalhadores possuem, sendo essencial
para a produtividade e saúde mental dos trabalhadores.
É completamente comum que hajam pequenas variações na
autoestima, afinal, não é todo dia que o indivíduo estará bem consigo, mas, o
ideal é que essas sejam exceções, e não a maioria, tornando a autoestima uma
característica permanente da personalidade.
A
relação da autoestima com o trabalho:
A autoestima elevada garante mais confiança no serviço
prestado, segurança para a tomada de iniciativas, aumenta perceptivelmente a
produtividade do funcionário, enquanto contribui para a saúde mental do
trabalhador.
O tornando mais tranquilo ao assumir
responsabilidades, aumenta sua satisfação com seu trabalho, devido à redução da
insegurança intelectual, além de motivar o desemprenho das respectivas funções
e estimular o cuidado pessoal, com seu trabalho e sua saúde.
É importante observar o nível de autoestima dos
indivíduos, devido à possibilidade da sua baixa desencadear outros problemas
relacionados a saúde mental, como a depressão, ansiedade e outros que
interferem diretamente na qualidade do serviço prestado.
Alguns dos fatores que estão presentes na baixa
autoestima são a timidez em excesso, o medo da rejeição, a procrastinação,
preguiça, hábito de comparação com os outros componentes da equipe, pessimismo,
dificuldade de reconhecer as conquistas e a necessidade de ser reconhecido.
Como
elevar a autoestima de um trabalhador?
Após identificados os sintomas da baixa autoestima,
existem algumas ações que podem contribuir para o seu progresso.
O fator mais essencial para isso é o ambiente de
trabalho, que influencia diretamente como o trabalhador enxerga o seu serviço e
a si mesmo, afinal, não há como se manter produtivo em um ambiente desestimulante.
Envolvendo desde a qualidade estrutural do ambiente de
trabalho, como o conforto das cadeiras, a praticidade da configuração dos
móveis, a adequação dos dispositivos tecnológicos.
Até as questões de segurança, como possuir uma jornada
de trabalho adequada, utilizar todos os equipamentos de
segurança exigidos e ser exposto ao mínimo de risco necessário.
Além disso, o isolamento é extremamente prejudicial
para a saúde mental dos indivíduos, portanto, o ideal é que hajam áreas de
convivência para que os funcionários da empresa socializem e possam ter um
momento de descontração e descanso.
É igualmente importante propagar o respeito entre os
colegas e não a competitividade, afinal, a competição ou comparação entre os
profissionais pode tornar o ambiente de trabalho desagradável.
Outra alternativa é estimular a prática de exercícios
entre os funcionários, trazendo benefícios para diversas áreas da vida pessoal
dos colaboradores, devido a sua ação na saúde mental e física dos indivíduos.
A maioria dos trabalhadores precisa estar sentados
durante o período do serviço, o que a longo prazo pode prejudicar a saúde
e mobilidade, caso não seja praticado nenhum exercício físico nos momentos
vagos.
Esse momento de atividade física pode se tornar um
momento de lazer, relaxamento e autocuidado, contribuindo expressivamente para
o aumento da autoestima.
Por fim, é interessante manter um bom diálogo entre os
colaboradores, composto por compreender o momento de ouvir o outro e de falar
também.
Discussões saudáveis, também são interessantes para o
aprimoramento do trabalho e desempenho dos funcionários, que compartilhem suas
experiências, contribuindo para o aprimoramento de ambos.
A boa comunicação é a chave para o entendimento geral
da equipe, que precisa receber as informações claramente, evitando possíveis
desmotivações causadas pela falta de informação.
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