PRECIFICAÇÃO
DE PRODUTOS: POR QUE SABER PRECIFICAR PRODUTOS DE REVENDA DE EPI?
A precificação de produtos ocupa um lugar de destaque
na gestão da revenda (e de qualquer outro negócio). Afinal, estamos falando de
cobrar valores atrativos, ao mesmo tempo que se tem em mente o retorno
necessário para cobrir custos e despesas e gerar lucro.
Chegar a um equilíbrio entre esses dois lados é um
processo desafiador e que exige estratégia. É preciso considerar diversos
fatores, tais como os padrões praticados no mercado, a margem de lucro
esperada, os gastos da empresa, a percepção de valor por parte dos clientes,
entre outros.
O
que é a precificação e quais são seus objetivos?
Como o nome indica, trata-se de dar um preço para os
produtos e/ou serviços comercializados por um negócio. Como o faturamento é a
base de todo o planejamento financeiro, esse aspecto é decisivo para a saúde da
sua loja.
A
precificação deve considerar:
ü Padrões do mercado —
isto é, os preços médios praticados pela concorrência;
ü Os gastos envolvidos na venda —
desde a compra do fornecedor e os impostos até o salário de funcionários, as
embalagens, as tarifas de água e aluguel, entre outros;
ü A margem de lucro desejada —
quanto os donos esperam receber para ultrapassar o equilíbrio entre custos e
receita e ter retorno financeiro;
ü A percepção de valor dos clientes —
isto é, o quanto eles estão dispostos a pagar por aquele produto.
Os
objetivos de uma boa precificação
Equilibrar todos esses aspectos pode ser uma tarefa
bastante desafiadora, e acertá-la traz grandes impactos ao desenvolvimento do
seu negócio. Então, precificar bem tem objetivos importantes.
São
eles:
ü Atrair clientes —
os valores devem se encaixar no bolso do seu consumidor, de modo que ele possa
escolher a sua loja em vez de uma concorrente;
ü Atingir o público-alvo desejado —
a média de preços praticados também mostra ao mercado o foco de vendas da sua
loja, por exemplo, mais voltada ao custo-benefício ou dedicada às maiores
tecnologias e tendências em EPIs;
ü Manter a posição competitiva —
equiparando-se à concorrência, a loja tem mais oportunidades para oferecer
descontos atrativos e outros diferenciais;
ü Possibilitar o crescimento do negócio
—
um preço adequado gera lucros que são utilizados para retroalimentar a revenda,
gerando desenvolvimento;
ü Arcar com obrigações —
por fim, um objetivo óbvio da precificação adequada é dar conta de pagar todas
as obrigações financeiras da empresa.
Como
fazer a precificação de produtos na revenda de EPI?
Agora que você viu todas as variáveis envolvidas nesse
processo, veja só um passo a passo para atribuir preços aos EPIs da sua revenda
de forma estratégica!
Conheça
muito bem seus custos e despesas
O primeiro passo para formular um bom preço é levantar
detalhadamente todos os custos e despesas envolvidos na venda do produto.
Veja
só os conceitos desses gastos:
ü Custos —
próprios da atividade, como o pagamento do fornecedor de EPI, a compra de
matéria-prima e as embalagens;
ü Despesas —
dão suporte ao funcionamento da empresa, como aluguel, frete e transporte,
salários e contas básicas de água, energia e internet.
Nessa etapa, um dos erros comuns é considerar apenas
gastos fixos, esquecendo-se das variáveis. Afinal, mesmo que não sejam previstos
todos os meses, alguns custos esporádicos podem desequilibrar a relação entre
entradas e saídas, incluindo manutenções físicas na loja, mão de obra indireta,
impostos, despesas com veículos, entre outros.
Defina
a margem de lucro desejada
Agora, pense também em quanto você deseja lucrar em
cima das vendas de EPI’s. Esse é um propósito importante no seu negócio.
Afinal, como dissemos, vender apenas para cobrir gastos manterá sua empresa em
funcionamento, mas não a levará a lugar nenhum.
Não existe uma margem de lucro ideal ou universal. Os
donos devem definir esse percentual pensando em uma rentabilidade responsável,
isto é, que não agrida todos os outros fatores de que já falamos.
Use
a fórmula de mark-up
O
mark-up é um dos índices mais utilizados, pois leva em conta gastos e lucros,
que é justamente o objetivo de uma boa precificação. Para calculá-lo, você deve
seguir esta fórmula:
ü
mark-up
= 100 / [100 — (DF + DV + ML)]
Em
que:
ü preço
unitário da venda = 100%;
ü DF
= despesas fixas;
ü DV
= despesas variáveis;
ü ML
= margem de lucro.
Também é preciso considerar o custo de produção (CP),
que corresponde ao valor inerente ao produto.
Uma observação importante é que todas as variáveis da
fórmula são colocadas em porcentagem. Já o CP aparece em reais.
Vamos usar um exemplo em que as despesas fixas ocupam
20% sobre a venda, as variáveis correspondem a 15% e a margem de lucro desejada
é de 10%. Além disso, o custo de produção do produto é de R$ 50,00 (nesse caso,
o valor de compra do fornecedor).
Veja só:
ü
Mark-up
= 100 / [100 – (DF + DV + ML)]
ü
Mark-up
= 100 / [100 – (20 + 15 + 10)]
ü
Mark-up
= 100 / [100 – 45]
ü
Mark-up
= 100 / 55
ü
Mark-up
= 1,82
Em
seguida, basta multiplicar o mark-up pelo custo de produção, assim:
ü 1,82
x 50,00 = 91,00
Então, o preço de venda adequado de um produto com
essas variáveis é de R$ 91,00.
Leve em conta o mercado e a percepção de valor
Depois de chegar ao preço de venda adequado,
baseando-se nos custos, nas despesas e no lucro desejado, é hora de fazer uma
pesquisa sobre os valores praticados pelo mercado concorrente. Assim, você
consegue entender o comportamento de preço das lojas que têm o público-alvo
semelhante ao seu.
Nesse ponto, entra em jogo um conceito importante: a
percepção de valor do seu cliente. Se você tem um público-alvo específico, sabe
quais são as expectativas dele em relação à experiência de compra.
Desse modo, você pode estipular valores um pouco mais
baixos ou mais altos do que seus concorrentes. No primeiro caso, o resultado é
estabelecer um diferencial de preço. No segundo, você agregará valor ao
produto, que parecerá mais vantajoso ou de melhor qualidade aos olhos do
cliente.
Por último, você poderá pensar em pacotes
promocionais, benefícios exclusivos para clientes fiéis e outras estratégias de
venda.
Agora, você já sabe por onde começar na hora de fazer
a precificação de produtos na sua revenda. Lembre-se da importância desse
processo: com preços inadequados, o seu negócio corre o risco de perder a
competitividade, ter prejuízos ou ficar estagnado, vendendo apenas para cobrir
despesas.
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