quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

 




 

 

VOCÊ PROFISSIONAL DO APH, SABE QUAL É O SIGNIFICADO DA CRUZ DA VIDA?

 



O setor da saúde possui diversos símbolos importantes, como, por exemplo, a Cruz da Vida, que representa o Atendimento Pré-Hospitalar - APH e os serviços prestados em situações de risco e prevenção de doenças.

Esses símbolos também reforçam o compromisso dos profissionais da área (médicos, enfermeiros, técnicos, socorristas, dentre outros) com a vida e o bem-estar da população.

Mas é sobre a Cruz da Vida? Você conhece o seu significado ou sabe como ela surgiu? Confira!


Origem e histórico da cruz da vida

 

O símbolo foi criado em 1973, pelo chefe do Departamento do Serviço de Emergência Médica da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário, Leo R. Schwart.

Após algumas investigações sobre possíveis imitações de outra “cruz”, um novo desenho foi certificado.

É a cruz com seis barras, que é a adaptação do Símbolo de Identificação Médica da Associação Médica Americana.

Nela, ainda existem uma cobra e um bastão, que tratam sobre a arte da cura, na mitologia grega. Essa simbologia faz parte dos símbolos APH, dos profissionais de saúde.

Ela se tornou o símbolo internacional da emergência médica e paramédica, assim como dos técnicos que prestam atendimento. Cada uma das barras da cruz traz um significado. Vamos conferir?

 

Barras da cruz da vida: a função da emergência médica

 

1.   Detecção: é o momento em que a pessoa comum detecta alguma situação de risco, e que é necessário realizar os primeiros socorros;

2.   Alerta: quando a situação já não é facilmente controlada, tornando-se necessário acionar a emergência, que pode vir por meio da ambulância;

3.   Pré-socorro: são ações realizadas via telefone entre a pessoa e o profissional de saúde, visando reduzir o agravamento da situação, até a chegada dos outros profissionais de saúde na ambulância;

4.   Socorro à vítima: atendimento inicial no local onde a vítima está, com a intenção de evitar o agravamento da situação;

5.   Cuidados durante o transporte: se a vítima precisar ser direcionada à Unidade de Saúde, será necessário um atendimento dentro da ambulância, prestando toda assistência possível.  Também serão necessários alguns equipamentos básicos, como maca e suporte para soro;

6.   Transferência e tratamento: a vítima é levada à Unidade de Saúde para o tratamento adequado e correto àquela situação.

 

Para um socorrista ou profissional da área da saúde, conhecer sobre esse símbolo é muito importante, pois ele fala sobre os passos no atendimento e socorro da vítima.

Ou seja, ter esse conhecimento implica em maior cuidado e humanização no atendimento por parte dos profissionais, além de conhecer corretamente o processo.

A empresa que treina profissionais de saúde para exercerem sua profissão com maior respeito e cuidado à vitima

Uma empresa que atua oferecendo cursos na área da saúde, emergência e segurança do trabalho e é reconhecida pela alta qualidade no processo de formação de Socorristas Resgatistas. Além disso, também auxilia empresas na educação e conscientização dos seus trabalhadores acerca dos riscos de sua profissão, estimulando o respeito à legislação.


 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


Nenhum comentário:

    REGISTRO DE NÃO CONFORMIDADE - O QUE É E COMO FAZER NO SEU NEGÓCIO?   O registro de não conformidade é uma oportunidade única de m...