A
CLASSIFICAÇÃO DAS PEMT
Com o intuito de auxiliar a resolver dúvidas
relacionadas a operação de equipamentos, vamos abordar, periodicamente, um tema
específico, trazendo o máximo de esclarecimentos que o nosso conhecimento
permite.
Mande suas dúvidas e sugestões de temas referente a
operação de máquinas e equipamentos. Vamos responder da melhor forma possível!
O tema que vamos abordar agora é a classificação das PEMT, ou como costumávamos chamar, PTA – Plataformas Aéreas de Trabalho.
Uma das maiores dificuldades que observamos, quando
falamos da certificação do operador da PEMT,
é em relação aos equipamentos que este operador pode operar.
Alguns apresentam certificados que fazem referência a
um modelo específico de equipamento. Outros certificados definem similaridades
baseadas no entendimento que o instrutor ou a empresa de treinamento têm, como
por exemplo, máquinas elétricas e máquinas a diesel; ou máquinas até 16 metros
de altura de trabalho e máquinas maiores; e outras definições de similaridades
que a criatividade permite!
A classificação é sim permitida, pois no anexo IV da
NR18 estabelece, entre outros requisitos, que o treinamento deve ser no modelo
ou similar. Só que esta norma regulamentadora não define essas similaridades!!
De fato, existe uma forma muito mais coerente de fazer
esta classificação. E esta forma está definida na NBR 16776! Aliás, utilizar
uma norma técnica como referência para esta classificação é uma atitude muito
mais assertiva e coerente. Além de estabelecer uma linguagem comum a todos!
A
classificação definida na NBR16776 está dividida em duas informações:
Grupo e Tipo.
A
classificação de grupos está descrita da seguinte forma:
Grupo
A
PEMT
na qual a projeção vertical do centro da área da plataforma, em todas as
configurações de plataforma na inclinação máxima do chassi especificada pelo
fabricante, está sempre dentro das linhas limítrofes de inclinação.
Grupo
B:
PEMT
que
não estão no grupo A, ou seja, PEMT nas quais o cesto está fora das
linhas limítrofes de inclinação.
Como é possível verificar, a definição de grupos de
uma PEMT é uma definição de
engenharia. Está baseada na estabilidade do equipamento e na sua capacidade de
manter a carga sempre dentro dos apoios do equipamento (grupo A) ou então os equipamentos onde a carga pode ser projetada
para fora dos apoios do equipamento (grupo
B). Ou seja, máquinas apoiadas e máquinas em balanço.
Vamos
simplificar ainda mais, mas: sem perder o correto
entendimento dos grupos.
Como vimos no texto da norma, para classificar em A ou
B, devemos entender duas informações, a primeira é o centro da área da
plataforma e a segunda é linhas limítrofes de inclinação.
A
primeira é fácil. Basta olhar para o piso do cesto e
imaginar o cruzamento das duas diagonais! Pronto, para a nossa classificação
este ponto é o centro da plataforma.
Apesar do linguajar rebuscado, a segunda informação
não é tão difícil assim. Quando falamos de linhas limítrofes de inclinação ou
linhas limites de tombamento, estamos fazendo referência aos apoios do
equipamento, sejam estes por pneus, esteiras ou patolas/estabilizadores.
Dessa forma, unindo os pontos de apoio temos as
linhas, que unidas formam uma área.
Pronto.
Agora é só observar se aquele ponto que você definiu no cesto (cruzamento das
diagonais!), quando projetado no solo, cai dentro da área formada pelos pontos
de apoio. Se a sua resposta é sim em todos os casos, inclusive nos limites de
carga, altura e projeção horizontal, então você está diante de um equipamento
do grupo A. Caso seja possível que este ponto fique fora, então trata-se de um
equipamento do grupo B. Simples assim!
Dessa forma, os equipamentos com elevação vertical
(por exemplo as tesouras) são do grupo “A”, já os equipamentos de lança
(articuladas ou telescópicas), que para manter a estabilidade necessitam
equilibrar a carga no cesto com alguma outra carga, como por exemplo um
contrapeso, são as PEMT do grupo “B”.
A classificação quanto ao tipo é bem mais simples de
entender. Esta classificação está dividida em três e é relacionada ao
deslocamento do equipamento. Está escrito da seguinte forma:
PEMT tipo
1:
PEMT para a qual é permitido o deslocamento somente
quando ela estiver na posição retraída;
PEMT
tipo 2:
PEMT para a qual o deslocamento com o cesto na posição
de deslocamento elevada é controlado a partir de um ponto no chassi;
PEMT
tipo 3:
PEMT
para
a qual o deslocamento com o cesto na posição de deslocamento elevada é
controlado a partir de um ponto no cesto.
Dessa forma, as PEMT
tipo 1 são chamadas de estáticas, pois não permitem deslocamento durante o
trabalho em altura. Só é possível deslocar o equipamento quando estiver
recolhido.
Uma característica muito comum nestes equipamentos é a
presença de patolas/estabilizadores, que devem ser estendidos até tocar o solo
antes da elevação do cesto.
Já as PEMT do
tipo 2 e 3 são chamadas de móveis, pois permitem o deslocamento do
equipamento quando este estiver elevado.
A diferença é que os equipamentos do tipo 2 possuem
comandos de deslocamento no nível do chassi, ou seja, nos controles de solo. Já
as do tipo 3, só possuem controles
para o deslocamento do equipamento no cesto.
Você provavelmente nunca viu e nunca vai ver um
equipamento tipo 2. Isso mesmo,
estes equipamentos são comumente chamados de especiais, com aplicações muito
específicas.
Dessa
forma, as PEMT são classificadas como: 1A; 1B; 2A; 2B; 3A e 3B.
Sendo que as mais comuns são as 3A (tesouras) e as 3B (articuladas e
telescópicas).
No setor elétrico encontramos uma boa quantidade de
máquinas 1B, que são conhecidos também por cestas aéreas!
Veja
alguns exemplos de PEMT:
P/Roland
Robert Colombari
OS
CUIDADOS OBRIGATÓRIOS PARA EVITAR O TOMBAMENTO DA PEMT?
Os cuidados obrigatórios para evitar o tombamento da PEMT começam pela obrigatoriedade de
atender às especificações técnicas do fabricante quanto a aplicação, operação,
manutenção e inspeções periódicas.
A PEMT deve
possuir dispositivos de segurança que garantam seu perfeito nivelamento no
ponto de trabalho, em conformidade com a especificação do fabricante.
Também deve ser respeitada a distância horizontal
máxima que a PEMT possui como
capacidade de alcance, respeitando o gráfico de inclinação.
O deslocamento da PEMT
quando está elevada é permitido desde que esteja na velocidade de um
quilômetro por hora. Essa velocidade já é travada pelos dispositivos que o
fabricante instala.
Além disso, esse deslocamento só deve ser efetuado em
piso firme e nivelado. Caso seja necessário passar por solo inclinado, deve
respeitar a capacidade de inclinação especificado pelo fabricante e efetuar
somente na posição em repouso, ou seja, totalmente recolhida.
Efetuar
o teste dos dispositivos antiburaco
Não realizar qualquer trabalho sob condições
climáticas que exponham as pessoas que estão fazendo o uso da PEMT a riscos.
Não transportar pessoas e materiais não relacionados
aos serviços em execução ou com peso acima do permitido pelo fabricante.
Seguindo essas e outras recomendações dos fabricantes
e normas, as operações se tornam mais seguras. Aliás, vale ressaltar que a
segurança depende de todas as pessoas envolvidas na atividade.
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