SEGURANÇA
DO TRABALHO: CONHEÇA A IMPORTÂNCIA E VEJA QUAIS AÇÕES SÃO FUNDAMENTAIS PARA
APLICÁ-LA
Quando falamos em segurança do trabalho, logo vem
à cabeça o bem-estar dos colaboradores. Isso porque as ações feitas em prol
dela são fundamentais para melhorar a dinâmica do ambiente corporativo e
aumentar a produtividade de todos os profissionais.
Para entender o que é segurança do trabalho, é
preciso saber que ela não é aplicada só para prevenir acidentes e doenças, mas
para melhorar o ambiente de trabalho. Por isso, todas as medidas, normas e
procedimentos são feitos baseados nas práticas desenvolvidas na corporação.
Se você quer entender qual é a importância da
segurança do trabalho, confira o conteúdo a seguir. Nele, vamos mostrar os
impactos dessas ações em uma empresa, além de listar algumas estratégias que
podem ser úteis nesse processo. Confira!
A
importância da segurança do trabalho
No dia a dia, muitos acidentes podem acontecer,
causando danos físicos e morais aos trabalhadores. Por isso, é fundamental que
as organizações compreendam a importância da segurança do trabalho.
O primeiro ponto é que ela está intimamente ligada à
qualidade de vida dos colaboradores, já que as medidas eliminam e controlam
riscos ligados à atividade desenvolvida. Em um ambiente mais seguro e saudável,
os profissionais tendem a produzir mais, o que é extremamente positivo
para as empresas.
Para entender porque investir na segurança do
trabalho é essencial para as empresas, saiba que essas práticas podem
economizar dinheiro futuramente. Pense assim: ao tomar medidas para evitar
acidentes, você não terá gastos com essas situações.
A segurança do trabalho também ajuda a estabelecer um
vínculo de confiança entre a empresa e os colaboradores. Afinal, o ambiente de
trabalho será mais seguro e saudável. Por fim, essas medidas auxiliam na
padronização de processos, correção de desvios e, consequentemente, aumento dos
resultados positivos.
Qual
é a importância do RH na segurança do trabalho?
O setor de RH atua diretamente na criação e
na aplicação das ações relacionadas à segurança do trabalho. Obviamente, é
possível terceirizar esse processo, mas os Recursos Humanos precisam estar
envolvidos para fazer a ponte entre a empresa e a equipe terceirizada.
Na contratação, o RH já informa o novo colaborador
sobre as normas de segurança do trabalho e como elas são aplicadas na
empresa. Além disso, esse setor entrega todos os EPIs (equipamentos de proteção
individual) para os profissionais que estão ingressando e os que já estão na
corporação.
Também é o RH que fornece informações sobre práticas
para prevenção e controle de acidentes. Além disso, ele trabalha ativamente em
projetos e iniciativas ligadas à saúde e à segurança do trabalho, tais como:
ginástica laboral, palestras, cursos, eventos, entre outros.
O
que a legislação diz sobre a segurança do trabalho?
A legislação da segurança do trabalho é
regida pela Portaria GM nº 3214, do Ministério do Trabalho e pelo artigo 166 da
Consolidação das Leis Trabalhistas. Neles, é possível entender que é obrigação
da empresa fornece os EPI’s e aplicar medidas de proteção e prevenção contra
acidentes.
Ações
fundamentais para a segurança do trabalho
Após saber a importância e os objetivos da
segurança do trabalho para as empresas, está na hora de você conhecer
algumas ações fundamentais para aplicá-la no ambiente corporativo. Confira!
1.
Manutenção de máquinas e equipamentos
A manutenção do maquinário industrial, bem como de
qualquer outro tipo utilizado na empresa, é fundamental para a segurança dos
trabalhadores e a qualidade dos processos. Isso ainda reduz custos com reparos.
Para realizá-la, é importante sinalizar a área, comunicar os colaboradores e
contratar profissionais especializados para a operação.
2.
Segurança do ambiente de trabalho
Os EPC’s - Equipamentos de Proteção Coletiva são
essenciais para a aplicação da segurança do trabalho nas empresas. Isso porque
eles protegem os colaboradores de riscos coletivos. Alguns exemplos são: cones,
sensores de presença, sirenes, garras de bloqueio, cadeados, bloqueios de
disjuntores, entre outros.
3.
Uso dos EPI’s
Os EPI’s e a segurança do trabalho possuem
ligação muito forte. Isso porque a empresa é obrigada a fornecê-los para os
colaboradores. Para escolher os modelos para a corporação, é importante
observar se eles têm o material adequado para as atividades exercidas e o
Certificado de Aprovação, exigido pelo Ministério do Trabalho.
4.
Isolamento e sinalização de riscos
É muito importante que a empresa saiba quais
atividades apresentam riscos físicos, químicos e elétricos. Além disso, ela
deve sinalizar os ambientes onde há esses “perigos” e garantir a segurança do
colaborador que exerce funções nessas áreas.
5.
Treinamento e capacitação
Um bom treinamento ministrado pela liderança, pelo RH
ou pela equipe de segurança do trabalho capacita os colaboradores. Ele é feito
para conscientizar os profissionais sobre as ações e as melhores maneiras de
evitar acidentes, além de ensinar sobre o uso dos EPI’s e dos EPC’s.
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