OS
COMPORTAMENTOS DE RISCO NO AMBIENTE DE TRABALHO.
Os comportamentos de risco no trabalho podem ser
associados à falta de percepção do risco ou ainda ao fato de os colaboradores
não terem se adaptado a situações de riscos mais comuns – além, é claro, quando
há ausência de medidas de controle eficientes para proteção e prevenção de
acidentes.
É sempre importante dizer que grande parte dos
acidentes de trabalho ocorre devido ao fator humano. Ou seja, é o erro humano
que coloca em risco a segurança e saúde dos colaboradores em um ambiente de
trabalho – mesmo quando nos referimos à responsabilidade da gestão em si. Os comportamentos
de risco no trabalho são um exemplo disso, pois tratam-se atitudes que podem
causar acidentes graves, seja por falta de atenção ou de conhecimentos
necessários para as atividades.
O
que são comportamentos de risco no trabalho?
Comportamento de risco são ações e atitudes cotidianas
de cada indivíduo em situações específicas. Isso significa que o comportamento
de risco é individual, varia de pessoa para pessoa e depende dos atos de cada
um. Neste caso, cabe ao Técnico em Segurança do Trabalho, a CIPA e a outros
profissionais responsáveis pela segurança e gestão da empresa fazer a
identificação e conscientização das equipes sobre os perigos e riscos
decorrentes de certos comportamentos. Leia mais sobre a CIPA em nosso
artigo: O que é e para que serve a CIPA?
Quais
são os comportamentos de risco mais comuns?
Em cada área de uma empresa existem comportamentos de
risco que são mais comuns que em outras. Alguns podem ser até mais fáceis de
identificar, no entanto, outros às vezes passam despercebidos aos olhos dos
responsáveis pela segurança e dos gestores.
A seguir você confere os comportamentos de riscos mais
comuns no trabalho!
· Falta
de atenção e ritmo acelerado de trabalho:
A incessante busca por produtividade e cumprimento de
metas acaba gerando comportamentos de risco no trabalho que afetam a saúde
física e mental dos empregados. Além disso, tal desatenção e ritmo frenético
podem diminuir a qualidade do produto ou serviço.
· Pleno
sentimento de segurança:
É claro que se sentir seguro no ambiente de trabalho é
fundamental, principalmente para que os colaboradores trabalhem mais confiantes
e felizes. No entanto, essa sensação de segurança não pode fazer com que eles
subestimem as normas e procedimentos de segurança e, assim, criem diversos cenários
de riscos. O mesmo vale para excesso de confiança em relação ao conhecimento e
uso de ferramentas e equipamentos.
· Utilização
de ferramentas ou materiais antigos ou defeituosos:
Cabe à empresa oferecer sempre os materiais adequados
e funcionais para a realização das atividades. O uso de ferramentas antigas ou
com defeito são exemplos que, além de prejudicar a execução do trabalho, podem
colocar em risco tanto os funcionários quanto a empresa.
É essencial que os gestores tenham certeza de que o funcionário
está apto para desempenhar a tarefa corretamente.
· Operação
de máquinas e equipamentos sem capacitação:
Antes de efetivar qualquer funcionário, é essencial
que os gestores tenham certeza de que o mesmo está apto para desempenhar a
tarefa corretamente. A empresa que oferece cursos e treinamentos específicos
está sempre um passo à frente na hora de se precaver contra acidentes de
trabalho.
· Brincadeiras
impertinentes no local de trabalho:
Todas as brincadeiras têm um limite. Às vezes, elas
servem para deixar o ambiente de trabalho mais sociável e amigável. Porém, a
segurança vem em primeiro lugar e é preciso saber lidar para que essas
brincadeiras não se tornem um problema de comportamentos de risco.
· Não
usar os Equipamentos de Proteção adequados (EPI’s ou EPC’s):
Muitos funcionários se sentem confiantes o suficiente
para realizar tarefas sem os Equipamentos de Proteção Individual ou Coletivo
recomendados, colocando a própria vida em risco e também a estrutura, imagem e
reputação da empresa. Os responsáveis pela segurança devem supervisionar e
garantir que os funcionários façam o uso correto dos EPIs e EPC’s, pois não o
fazer significa estar cometendo um erro humano.
Quais
as soluções para os gestores adotarem?
Para conseguir evitar os comportamentos de risco dos
funcionários que podem comprometer toda a gestão de segurança de uma empresa, é
fundamental possuir políticas de segurança desenvolvidas dentro da própria
organização. Deve haver orientação, supervisão e atenção contínua em relação às
atividades e aos trabalhadores.
A grande maioria dos acidentes pode ser evitada por
meio de medidas de proteção e prevenção, logo, cabe aos profissionais da área e
aos gestores identificarem os comportamentos de risco e reeducarem os
trabalhadores para que possam cuidar de sua segurança e a dos colegas.
Autor:
Reginaldo Pedreira Lapa
Engenheiro de Minas e de Segurança do Trabalho
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