AUDITORIA
DE SEGURANÇA DO TRABALHO:
COMO
FUNCIONA E QUANDO FAZER?
O nome “auditoria” vem do verbo em inglês “to audit”, ele pode ser traduzido como
examinar, ajustar, corrigir ou justificar. Sabendo disso, pense: quando foi a
última vez que a sua empresa efetuou uma auditoria de segurança no trabalho?
Esse é um processo muito importante para garantir que
todas as normas regulamentadoras estejam sendo cumpridas devidamente dentro de
uma organização. Estar nos conformes dessas regras é fundamental não somente
para atender a questões legislativas, mas também para garantir um ambiente de
trabalho saudável e seguro.
Por isso, a empresa deve sempre controlar os riscos a
que estão expostos os seus colaboradores. Quer saber mais sobre auditoria em
segurança no trabalho? Então continue lendo este texto!
Qual
o objetivo de uma auditoria?
Como explicamos brevemente, a auditoria é um processo
cujo principal objetivo é obter informações, com base em evidências, que serão
utilizadas para uma análise de confiabilidade e eficiência do sistema de gestão
de segurança de trabalho. É por meio dela que os gestores conseguem identificar
pontos fora do padrão de conformidade.
Mesmo pequenas irregularidades podem causar acidentes
de trabalho, doenças ocupacionais e degradação do meio ambiente. Com dados
acurados em mãos, é possível traçar planos de ação mais efetivos, capazes de
garantir a saúde e segurança dos seus colaboradores.
Quais
são os tipos de auditoria?
Auditorias podem ser realizadas em qualquer parte de
uma organização, especialmente naqueles setores mais problemáticos. Cada área
tem objetivos diferentes e isso deve ser levado em consideração. Basicamente,
existem três tipos dela:
Auditoria de primeira parte ou interna: feita por uma
organização para ela mesma, visando melhorar o desempenho e diminuir as
divergências em relação às normas de segurança;
Auditoria de segunda parte: também chamada de
auditoria no fornecedor, pode ser feito pela empresa ou por terceiros para
avaliar a conformidade do sistema com os requisitos legais ou contratuais;
Auditoria de terceira parte ou externa: realizada por
auditores terceirizados para fins de certificação.
Além dessas três principais, existem algumas outras,
cujos objetivos são mais complexos, como auditorias conjuntas, de concessão, de
seguimento etc.
Como
planejar uma auditoria?
Tudo que é feito com um bom planejamento tem mais
chances de atingir o sucesso. Isso não seria diferente em um processo de
auditoria de segurança no trabalho, concorda? O primeiro passo é definir o
objetivo da auditoria, para em seguida elencar atividades e documentos
integrantes dessa parte da análise.
O objetivo pode ser a obtenção de uma certificação, a
redução do número de acidentes ou até mesmo a coleta de dados para verificar a
eficiência dos processos de saúde e segurança da organização.
O escopo, isto é, todos os processos que serão
auditados, também devem ser perfeitamente delineados, de preferência com a
elaboração de um checklist. Não sabe o que incluir no seu checklist? Não se
preocupe! Logo no tópico seguinte damos algumas dicas!
O
que incluir no checklist?
Quais são os atributos mínimos de cada atividade?
Ao responder essa pergunta, você já dá o primeiro passo para fazer um bom
checklist. Considere fatores como materiais e ferramentas utilizados e suas
condições, preparação da máquina antes de seu funcionamento, procedimentos
e equipamentos de segurança a serem realizados antes, durante e após as
atividades etc.
Lembre-se de documentar tudo, pois, em caso de
acidente, será necessário verificar se todos os pontos foram devidamente
avaliados. Use formulários como guias e atente-se ao máximo às especificações
técnicas.
Mantenha sempre suas checklists atualizadas visando a
aplicação constante de novas práticas, assegurando-se de que todos os processos
e equipamentos estejam inclusos na sua auditoria.
Algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo em
prol de uma checklist para auditoria de segurança no trabalho são: “Quais são
os deveres exigidos pela legislação? Eles estão sendo cumpridos? Os
equipamentos estão passando por manutenção dentro do prazo certo? Os
funcionários usam os EPIs corretos para
cada atividade exercida? Os trabalhadores sabem como reportar
possíveis falhas? ”, entre outras.
Como
implementar a auditoria?
Agora que você já definiu o objetivo e fez um
checklist completo, está na hora de colocar a mão na massa. As pessoas
responsáveis por avaliar os critérios estabelecidos devem ser profissionais
habilitados, como técnicos ou engenheiros. Esses são chamados auditores.
O ideal é que os auditores não costumem realizar as
operações e processos que irão avaliar, pois pessoas já atuantes em
determinadas atividades podem fixar padrões em relação a algumas situações
e, com isso, alguns erros podem passar despercebidos, diminuindo a
confiabilidade da auditoria.
O principal trabalho desses profissionais é utilizar
as checklists, fazer observações e registrar evidências por meio de fotos e
vídeos. Toda a documentação fará parte de um relatório, elaborado ao fim do
processo de auditoria. Esse documento descreverá todas as atividades aplicadas
na auditoria, além de elencar as inconformidades encontradas.
Os pontos fortes também devem ser destacados. Quanto
mais completo e detalhado o relatório, sem perder a objetividade, melhor será
para uma análise e planejamento de possíveis melhorias e projetos de redução de
custos.
Por
que realizar uma auditoria?
Agora você já sabe como realizar uma auditoria do
começo ao fim. Mas será que se convenceu de todas as vantagens trazidas
ao realizá-la? Se ainda não, esse é o momento.
Reduz ameaças de acidentes de trabalho e doenças
ocupacionais
Como discutimos durante todo este texto, a auditoria
objetiva, justamente, identificar todos os problemas que coloquem em perigo a
saúde e a segurança dos empregados de uma organização. Sabendo quais são esses
problemas, é mais fácil elaborar um plano de ação.
Melhora
o ambiente de atuação
Um espaço laboral mais seguro, limpo e organizado
(porque a auditoria pode avaliar a higiene também, já que isso afeta
a saúde) é muito melhor para se trabalhar. Tem como discordar dessa afirmação?
Ninguém gosta de estar em um local desorganizado, além de segurança e
limpeza serem necessidades básicas do ser humano.
Diminui
os riscos de multa
As Normas Regulamentadoras existem e são fiscalizadas
pelos órgãos responsáveis. Isso significa que se eles identificarem
irregularidades, a empresa sofrerá as penalidades previstas. Com
auditorias frequentes, o número de inconformidade cai e, consequentemente,
o risco de multas também é reduzido.
E aí, se convenceu? Então agora é sua vez! Pegue essas
dicas e comece a planejar a sua próxima auditoria de segurança no trabalho.
Tenha certeza de que não se arrependerá.
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