COMO
FUNCIONA UMA CONSULTORIA
EM
SEGURANÇA DO TRABALHO?
Uma consultoria em segurança do trabalho é uma empresa
que ajuda outras empresas a cumprirem as normas e definições impostas pelos
órgãos reguladores no que se refere à implementação do conceito de Segurança do
Trabalho no local.
De forma prática, consiste em um grupo
multidisciplinar de profissionais dessa área que ajudam o gestor a garantir que
seus funcionários tenham um ambiente de trabalho livre de riscos físicos,
químicos e operacionais.
Com isso, é possível promover mais saúde, bem-estar e
qualidade de vida para os profissionais, condição que pode ser sentida no local
de trabalho, mas que também se estende para fora dele.
A consultoria em segurança do trabalho também colabora
com a adequação da empresa contratante às legislações trabalhistas vigentes,
bem como com as previdenciárias e ambientais.
Aqui, vale destacar que a Segurança do Trabalho é uma
prática obrigatória a todos os negócios, independentemente do seu ramo de
atuação.
Entre
os seus principais objetivos estão:
Ø proteger
a capacidade e a integridade de trabalho dos funcionários;
Ø prevenir
e/ou minimizar o surgimento de doenças ocupacionais;
Ø prevenir
e/ou minimizar o número de acidentes de trabalho.
Somado a esses pontos, é bem importante ter em mente
que gestores que não atendem ao determinado pelas legislações e normas estão
passíveis de sofrerem diversas penalidades, a exemplo de aplicação de multas.
Além disso, há chance de serem alvos de processos
trabalhistas e de pagamento de indenizações, especialmente em casos de
ocorrência de acidentes de trabalho.
Para evitar passar por problemas como esses, confira
agora o que é uma consultoria em segurança do trabalho, como funciona, quais as
vantagens dessa parceria, e em quais situações ela pode ajudar a sua empresa e
os seus colaboradores.
O
que é a consultoria em segurança do trabalho?
SISTEMA
DE EPI PARA FACILITAR
A
SUA GESTÃO
Se você chegou até este artigo é porque sabe da
importância dos Equipamentos de Proteção Individual. Mas é o Sistema de EPI,
você já ouviu falar?
De
acordo com a NR 6, os EPI’s podem ser determinados como:
“Todo
dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado
à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e saúde no trabalho.
”
Além disso, para ser considerado EPI - Equipamento de Proteção Individual, o produto também deve
conter obrigatoriamente o Certificado de Aprovação.
O dever de fornecer todo o equipamento de proteção é
do empregador. No entanto, sabemos que todas as partes devem cooperar para a
segurança de todos.
Contar com ferramentas que possam otimizar a gestão de
EPI’s é um compromisso do empregador com a segurança dos seus
funcionários. É agir em prol da diminuição do risco de acidentes.
Facilidades
do Sistema de EPI
A cada ano que passa, mais e mais empresas estão
contando com a tecnologia para facilitar processos internos. O objetivo é
unânime: evitar erros e economizar tempo/dinheiro.
No ramo da Segurança do Trabalho, não seria diferente. Você
já deve ter ouvido casos de processos trabalhistas que poderiam ter sido
evitados se o controle de EPI’s fosse mais efetivo.
Hoje em dia esse processo é feito através das
planilhas de EPI’s. Porém, essa definitivamente deixou de ser a melhor opção
para o controle de perdas, prazos e troca dos equipamentos.
Contando com um Sistema de EPI’s, você poderá ter o
registro de todo o seu estoque online. De onde poderá extrair relatórios e
históricos, tanto dos equipamentos quanto dos trabalhadores.
Dessa forma, você terá a possibilidade de analisar a
eficiência dos EPI’s em que trabalha, quais itens estão prestes a vencer, quais
você precisa repor, enfim. São inúmeras as possibilidades.
O Sistema de EPI’s veio para integrar todas as
operações da sua gestão. Consequentemente, reduz os custos e potencializa
os resultados de uma boa gestão.
É como ter, em um só lugar, a FICHA DE EPI’s, com todo o controle da entrega dos seus
equipamentos, mais a Planilha de EPI’s, referente ao controle de estoque. Tudo
de maneira praticamente automatizada.
Mas
é as Planilha de EPI’s?
Para fazermos este comparativo, vamos entender melhor
sobre as PLANILHAS DE CONTROLE
DE EPI’s. Se você faz ou já fez parte da gestão de EPIs de alguma
empresa, já deve ter conhecimento sobre este documento.
A PLANILHA DE
CONTROLE DE EPI’s é geralmente utilizada para controle de estoque. É um
documento que você pode baixar gratuitamente da internet e deve
preenchê-lo sem alterar as fórmulas (quando já vêm instaladas às células).
Após o preenchimento, você terá o valor total em
estoque do mês anterior para o mês atual; valor gasto em compras; valor de
consumo com saídas de EPI’s; além do valor projetado de compras futuras.
Nós já fizemos um infográfico com um tutorial de
como preencher a Planilha de EPI.
A Planilha é muito eficiente, mas nem de longe tem a
mesma segurança e agilidade que o Sistema de EPI’s hoje oferece.
Por se tratar de um software, geralmente você ainda
pode contar com serviço de suporte em caso de algum problema ou dúvida.
O Sistema de EPI é uma ferramenta intuitiva. Através
de uma tecnologia inovadora, traz otimização e agilidade para o seu processo de
gestão dos equipamentos de proteção.
Benefícios
do Sistema de EPI para a sua empresa
Através do Sistema de EPI’s, a sua empresa poderá
aproveitar inúmeros benefícios exclusivos que só um sistema de qualidade
proporciona.
Fazendo uma gestão ágil e eficiente, você economiza
não só tempo, como dinheiro também. Isso porque você poderá controlar melhor as
entregas de EPI’s e terá absolutamente tudo registrado digitalmente.
Dessa forma, você terá maiores chances de evitar, por
exemplo, perdas e extravios de equipamentos. Só isso já é uma economia e tanto,
não é?
Sem mencionar que a sua empresa estará mais segura judicialmente,
uma vez que você terá menos problemas referente à gestão de EPI’s.
Outro ponto que faz o Sistema ser tão benéfico para as
empresas, é a própria segurança dos trabalhadores. Como você terá documentado a
relação trabalhador x equipamento, você poderá ficar tranquilo de que fez a sua
parte corretamente.
Como se não bastasse tudo isso, ainda existe outro
grande benefício. Com o Sistema de EPI’s instalado na sua empresa, você terá
muito mais facilidade e assertividade na hora de preencher o eSocial.
O
Sistema de EPI’s veio para facilitar a sua vida
Nós entendemos que, muitas vezes, as novidades
assustam pois podem significar um trabalhão danado da sua parte que já costuma
ter os dias cheios. No entanto, neste caso, podemos afirmar: depois de conhecer
o Sistema de EPI’s, você não vai entender como conseguia fazer sua gestão sem
ele!
Isso porque além de todos os benefícios que
mencionamos, a adaptação é muito rápida e simples pois a plataforma possui uma
interface muito intuitiva.
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o tema.
A consultoria em segurança do trabalho é uma empresa
responsável por ajudar um negócio a se adequar às normas e leis que definem
critérios para a promoção da saúde, bem-estar, proteção, seguridade e qualidade
de vida dos trabalhadores.
Por meio de um grupo multidisciplinar de profissionais
dessa área — geralmente formado por Técnico, Engenheiro, Enfermeiro e Médico do
Segurança do Trabalho — esse serviço de consultoria pode incluir a adoção e a
implementação de medidas de caráter técnico, administrativo, operacional,
educacional, ambiental, entre outros.
A ideia é garantir que as diretrizes e definições
estabelecidas pelos órgãos competentes sejam aplicadas pela empresa
contratante, de modo que a seguridade do ambiente de trabalho possa ser
garantida das mais diferentes formas.
Quem
deve contratar os serviços de uma empresa de consultoria em segurança do
trabalho?
A contratação de uma empresa de consultoria em
segurança do trabalho não é obrigatória. Porém, é preciso ter em mente que ela
ajuda, muito, no atendimento das diversas normas obrigatórias voltadas para a
saúde e a segurança dos funcionários de um negócio.
Por ter conhecimento profundo sobre essas regras,
contar com o suporte de uma consultoria em segurança do trabalho tende a ser
uma garantia que nenhuma regra deixará de ser cumprida, o que ajuda a evitar
uma série de problemas legais para o negócio.
Por essas razões, a contratação desse serviço é
indicado para empresas que não têm um setor próprio de Segurança do Trabalho,
ou para aquelas que têm, mas que precisam de um apoio complementar de
profissionais ainda mais capacitados.
Firmar uma parceria com uma consultoria de segurança
do trabalho também pode ser uma boa opção para gestores que estão entre esses
dois cenários. Ou seja, que está implementado, pela primeira vez, um
departamento interno de Segurança do Trabalho e, por conta disso, precisa de
orientações mais precisas.
Como
funciona a consultoria em segurança do trabalho?
De
modo geral, a prestação de serviço de uma consultoria em segurança do trabalho
acontece em três fases, que são:
Ø Vistoria
técnica
Ø Elaboração
de laudos
Ø Implementação
do PPRA e do PCMSO
1.
Vistoria técnica
Na etapa da vistoria técnica, o SESMT — Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do
Trabalho, que é o grupo multidisciplinar de profissionais que citamos logo
no início deste artigo — realiza uma análise bastante criteriosa sobre os
cargos e as atividades exercidas pelos trabalhadores da empresa contratante.
O objetivo dessa visita técnica é identificar todos os
riscos que podem comprometer a saúde e a vida dos funcionários.
2.
Elaboração de laudos
Com a primeira fase concluída, o passo seguinte
costuma ser a elaboração de laudos que definem todas as ações necessárias para
a promoção do conceito de Segurança do Trabalho.
Aqui, podem estar incluídas questões como diretrizes
de implementação de programas de prevenção, treinamentos e cursos diversos a
serem ministrados aos colaboradores, importância e uso dos EPI’s, Equipamentos
de Proteção individual, entre outras.
3.
Implementação do PPRA e do PCMSO
O terceiro passo tende a ser a implementação do PGR,
que é a sigla para Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
O PGR visa tratar e definir iniciativas, aplicação de
técnicas, adoção de boas práticas, e outras ações que contribuam para tornar o
local de trabalho mais seguro.
Criado a partir das definições da Norma
Regulamentadora 9 (NR 9), suas diretrizes devem estar todas baseadas nos riscos
identificados na empresa que está sendo atendida pela consultoria em segurança
do trabalho, tais como os ergonômicos, físicos, químicos e biológicos.
O PGR caminha com o PCMSO, que é o Programa de
Controle Médico Saúde Ocupacional — destacando aqui que ambos são exigidos
pelas normas regulamentadoras NR 5 e 7.
O PCMSO tem por objetivo promover e preservar a saúde
dos colaboradores de uma empresa, especialmente com foco na identificação
precoce de doenças do trabalho e/ou doenças ocupacionais.
Quais
serviços costumam ser oferecidos por esse tipo de consultoria?
São
muitos os serviços que costumam ser oferecidos por uma consultoria em segurança
do trabalho, tais como:
A
elaboração de:
ü Laudo
Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho — LTCAT
ü Laudo
de Insalubridade
ü Mapa
de Risco
ü Programa
de Prevenção de Riscos Ambientais — PPRA
ü Programa
de Controle Médico de Saúde Ocupacional — PCMSO
ü Programa
de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção — PCMAT
ü Plano
de Controle Ambiental — PCA
ü Plano
de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos — PGIRS
ü Plano
de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde — PGRSS
ü Programa
de Gerenciamento de Riscos — PGR
ü Análise
Ergonômica do Trabalho — AET
ü Ordens
de Serviço relacionadas à saúde e segurança do trabalhador
Cursos
e treinamentos:
ü Treinamento
de Primeiros Socorros
ü Comissão
Interna de Prevenção de Acidentes — CIPA (NR 5)
ü Trabalho
em Espaços Confinados (NR 33)
ü Trabalho
em Altura (NR 35)
ü Equipamentos
de Proteção Individual — EPI (NR 6)
ü Segurança
em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR 10)
ü Segurança
no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde (NR 32)
ü Segurança
na operação e manutenção de equipamentos (NR 12)
ü Operador
de Empilhadeira (NR 11)
ü Operação
e manutenção de caldeiras e vasos de pressão (NR 13)
ü Observação
de posições e aspectos ergonômicos (NR 17)
ü Preenchimento
da Comunicação de Acidente de Trabalho — CAT (Lei 8213/91)
ü Segurança
no manuseio de explosivos (NR 19)
ü Instrução
para preenchimento de Perfil Profissiográfico Previdenciário — PPP
ü Curso
de Brigada de Incêndio
Outros:
ü realização
de auditorias
ü ações
voltadas para a obtenção de licenciamento ambiental.
A parceria com uma empresa de consultoria em segurança
do trabalho também pode ser bastante vantajosa para negócios que visam a
obtenção da certificação OHSAS 18001.
A certificação OHSAS 18001 — Occupational Health and
Safety Assessments Series, conhecida no Brasil como Serviços de Avaliação de
Segurança e Saúde Ocupacional — é uma norma internacional que dá diretrizes de
boas práticas voltadas para a gestão de segurança e saúde ocupacional.
Entre
as vantagens de conseguir essa certificação estão:
ü melhorar
a imagem da empresa;
ü oferecer
melhores condições de trabalho para os profissionais;
ü reduzir
as chances de acidentes de trabalho;
ü evitar
ser alvo de ações e processos jurídicos.
Quais
são os principais benefícios da consultoria em segurança do trabalho?
E por falar em vantagens, é bem importante que você
também saiba quais são as relacionadas à contratação de uma consultoria em
segurança do trabalho.
Das
que mais se destacam estão:
Ø adequar
a empresa para o atendimento de todas as normas e legislações trabalhistas;
Ø preservar
a integridade e a saúde física e mental dos colaboradores;
Ø proteger
o meio ambiente;
Ø trazer
mais conhecimento técnico para o negócio, no que se refere à implementação do
conceito de Segurança do Trabalho;
Ø diminuir
o número de afastamentos médicos e de acidentes de trabalho
Ø reduzir
gastos provenientes de acidentes de trabalho e de afastamentos para tratamento
de saúde por conta de doenças ocupacionais;
Ø promover
mais saúde, segurança e bem-estar aos funcionários, o que tende a aumentar o
engajamento e a produtividade;
Ø diminuir
o turnover;
Ø evitar
quadros de presenteísmo, absenteísmo, insatisfação e atritos no ambiente de
trabalho;
Ø colaborar
para que os funcionários tenham mais qualidade de vida dentro e fora do local
de trabalho;
Ø evitar
que o negócio seja alvo de ações penais, pagamento de multas, ou mesmo de
processos por parte de colaboradores que desenvolveram doenças do trabalho ou
que foram vítimas de acidente de trabalho por conta da negligência da empresa;
Ø melhorar
a imagem da empresa perante funcionários, fornecedores, clientes, parceiros de
negócio e potenciais investidores.
Como
contratar uma empresa de consultoria em segurança do trabalho?
Agora que você tem todas essas informações, deve estar
se perguntando como contratar uma empresa de consultoria em segurança do
trabalho, certo?
Para
firmar essa parceria é interessante considerar alguns pontos, entre os quais
estão:
ü tempo
de atuação da consultoria e a sua credibilidade nesse mercado;
ü opinião
de outros contratantes — possível de ser verificados em comentários nas redes
sociais da consultoria em segurança do trabalho;
ü qualificações
e registros dos profissionais que prestarão serviço;
ü soluções
e serviços oferecidos;
ü tempo
de atendimento.
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