PLANO
DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
O objetivo principal deste documento é o de
estabelecer uma sistemática mais eficiente e eficaz de gestão, com foco na
manutenção preventiva. Além disso, uma atuação preventiva traz impactos
positivos no que se refere à economicidade de gastos e principalmente na
confiabilidade dos sistemas do equipamento ao qual se refere o plano, trazendo
segurança a todos os usuários e evitando multas, interdições e embargos.
A
quem se destina?
Este documento é destinado aos gestores, supervisores
de manutenção, encarregados, empresas contratadas e técnicos de manutenção,
dando-lhes informações básicas, de forma simples, clara e objetiva. Além destes
destinatários, o plano também é orientado às autoridades fiscais.
O
que deve ser levado em consideração na confecção do plano de manutenção?
Para a elaboração de um bom plano de manutenção devem
ser levados em consideração aspectos relacionados à Manutenção, Operação e
Funcionalidade. Desta forma, segue um maior detalhamento do que é verificado em
cada aspecto:
Manutenção:
verificaram-se as características construtivas, as especificações técnicas, os
aspectos de desempenho e vida útil de elementos construtivos, os fatores de
degradação prováveis e existentes, a durabilidade de materiais, bem como as
rotinas de manutenção existentes estabelecidas em contratos firmados com
empresas particulares para realizarem a manutenção em equipamentos.
Operacionalidade:
verificaram-se as condições de manutenção efetiva, condições de operação de
sistemas e suas facilidades, eventuais abusos de uso relacionados à operação de
sistemas, falta de programação de operações de sistemas e equipamentos e
condições seguras de operação.
Funcionalidade:
verificaram-se as condições e formas de uso, atendimento aos aspectos
funcionais dos sistemas e expectativas de usuários sobre os desempenhos
apresentados.
Sendo assim, tendo como base o tripé anteriormente
apresentado, cria-se uma tabela com o nome do equipamento, o tipo de serviço a
ser realizado, a periodicidade e o registro de manutenção com a assinatura de
quem o executou.
Como
comprovar o uso e funcionalidade do programa de manutenção?
Devem ser mantidos registros legíveis e disponíveis
para prover evidências da efetiva implementação do programa de manutenção, do
planejamento, das inspeções e da efetiva realização das manutenções durante o
período de vida útil dos sistemas. São considerados registros: notas fiscais,
contratos, laudos, certificados, termos de garantia e demais comprovantes da
realização dos serviços.
Existem no mercado profissionais qualificados e
legalmente habilitados para a elaboração deste documento, assim como para
assessorar em todos os aspectos da Segurança do Trabalho.
Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e
não deixe de compartilhar nas redes sociais.
Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este
artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre
o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário