O
QUE O RH PRECISA SABER SOBRE A SEGURANÇA DO TRABALHO?
Sua
empresa investe em segurança do trabalho?
Caso sua resposta seja: “não”, saiba que cumprir todas as práticas de
prevenção de acidentes trabalhistas contribui para a valorização do capital
humano da empresa, por deixar o ambiente e o clima organizacional mais
saudável.
Ainda, quando o colaborador se sente protegido e
confiante que sua empresa cumpre com todas as normas de prevenção de acidentes,
ele se motiva e engaja mais para produzir melhor, por sentir que a marca
realmente se importa com seu bem-estar e segurança.
O
que é segurança do trabalho?
Trata-se de um conjunto de normas, atividades, medidas
e ações preventivas que têm como objetivo melhorar e garantir a segurança do
ambiente de trabalho. Além disso, ela também atua na prevenção de doenças
ocupacionais, no intuito de proteger a integridade física do colaborador.
Ainda, por meio de estudos e estratégias, analisa
a possível causa de um acidente e de doenças ocupacionais, podendo assim,
prevenir novos incidentes que podem prejudicar a saúde e a segurança dos
colaboradores de uma organização.
Logo, a segurança do trabalho é um setor fundamental
para qualquer empresa, independente do seu tamanho, pois zela pela proteção do
bem mais valioso de uma organização: as pessoas.
Qual
o papel do RH na segurança do trabalho?
Graças ao avanço da tecnologia na área de Recursos
Humanos, por meio da análise de dados, o RH se tornou peça-chave no
desenvolvimento do capital humano dentro da empresa e também na manutenção
da sua saúde e segurança.
Isso porque, com o auxílio de uma plataforma ou
software de gestão, o RH consegue ter uma visão panorâmica sobre cada
colaborador e suas necessidades dentro do seu setor de trabalho.
Essas demandas incluem fiscalizar se o colaborador
conta com equipamentos de segurança necessários para realizar suas tarefas —
EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC’s (Equipamentos de Proteção
Coletiva) — prazos de marcação de exames periódicos, campanhas de vacinação,
dentre outras demandas de segurança no trabalho.
Ainda, cabe ao RH implementar, juntamente aos
gestores e líderes, práticas de prevenção de acidentes de trabalho, como
treinamentos, palestras e outras atividades que contribuam para uma boa saúde
mental e física dos colaboradores, fortalecendo a conexão entre eles e a
empresa, elevando a cultura empresarial.
Quais
os principais documentos relacionados à segurança do trabalho?
Além dos termos relacionados à segurança do trabalho,
também existem alguns documentos que todo profissional de RH deve conhecer e
que são voltados ao mesmo assunto. Conheça-os, agora!
LTCAT
(Laudo Técnico da Condição de Ambiente do Trabalho)
Trata-se de um documento que registra os riscos
físicos presentes no ambiente de trabalho com a finalidade de comunicar a
Previdência Social se existe a possibilidade de aposentadoria especial.
ASO
(Atestado de Saúde Ocupacional)
Realizado sempre por um médico, o ASO é um atestado
enviado para a organização após a realização de exames que comprovam se o
colaborador está apto ou não para realizar suas funções na empresa.
CAT
(Comunicação de Acidente do Trabalho)
Este documento gerado pelo RH da organização tem o
intuito de comunicar ao INSS a ocorrência de um acidente de trabalho. O CAT é
fundamental para garantir que o colaborador tenha toda a assistência necessária
pelo auxílio-doença ou, caso necessário, aposentadoria por invalidez.
PPRA
(Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
Trata-se do programa elaborado pelo SESMT com o
intuito de prevenir ou minimizar acidentes de trabalho por meio da antecipação
de riscos que o ambiente organizacional proporciona.
Ainda, em casos de irregularidades em determinado
setor, o PPRA deve apresentar um cronograma de ações e estratégias com prazos
estipulados para repará-las.
PCMSO
(Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)
Já este programa tem como objetivo mapear e diagnosticar
situações que têm contribuído para agravar o estado de saúde dos colaboradores
ou, até mesmo, identificar doenças relacionadas às atividades realizadas e ao
ambiente organizacional.
Com base nos dados obtidos no PPRA, o PCMSO tem
a finalidade de monitorar e preservar a saúde ocupacional por meio de
realização dos exames admissionais, periódicos, demissionais, mudança de função,
retorno ao trabalho e emissão do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional).
AET
(Análise Ergonômica do Trabalho)
É normal associar a palavra “ergonômica” com cadeiras
adequadas para uma boa postura do colaborador.
Mas essa análise é um estudo psicofisiológico mais
profundo, que busca promover a integração entre as capacidades e limitações do
profissional e suas condições de trabalho, garantindo sua segurança
e produtividade.
Ainda, a AET tem como objetivo identificar quais
práticas, equipamentos e ambientes causam riscos à segurança dos
trabalhadores.
PPP
(Perfil Profissiográfico Previdenciário)
Este é um documento muito importante e obrigatório que
registra os dados administrativos, ambientais e resultados de monitoração
biológica durante todo o período que o colaborador exerceu suas atividades em
uma determinada organização.
Além disso, o PPP é um dos requisitos obrigatórios
para a concessão, caso necessário, da aposentadoria especial.
Dicas
para uma boa gestão de segurança do trabalho
Conte
com o auxílio de um software de RH
Além de contribuir para uma gestão de pessoas
eficiente, um software ou plataforma de RH permite que você
tenha dados sólidos sobre cada colaborador.
Assim, em uma plataforma de gestão, por exemplo, você
pode anexar os exames periódicos e criar alertas com datas de quando eles
precisarão ser realizados novamente, dentre outras demandas de segurança do
trabalho.
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