quinta-feira, 30 de setembro de 2021

 



 

 

A importância da ginástica laboral para a produtividade da empresa

 


O que é a ginástica laboral?

 

Trabalhar de 8 a 12 horas na mesma posição, ou até mesmo com esforço físico repetitivo não é fácil, isso pode ocasionar dores incômodas no longo prazo na vida dos colaboradores, afetando a sua produtividade e qualidade de vida.

 

Pensando na saúde dos trabalhadores, criou-se dentro das organizações a prática de ginástica laboral, são exercícios leves praticados dentro do local do trabalho, afim de diminuir dores que os funcionários poderão sentir devido as suas atividades físicas ou a inércia do corpo no local de trabalho, fato já comprovado em uma pesquisa que mostra que cada vez mais as pessoas se queixam de dores.

Qual o objetivo da ginástica laboral?

 

A ginástica laboral pode durar de 5 a 20 minutos, tem como objetivo diminuir as dores e aumentar a motivação, produtividade e entrosamento da equipe. 

 

A ginástica laboral tem duas vertentes com objetivos importantes, sendo elas a atividade preventiva e corretiva.

 

Preventiva: Tem o intuito de prevenir dores e lesões decorrentes do trabalho exercido pelo colaborador, utiliza de exercícios aeróbicos e anaeróbicos, focando na resistência cardiovascular e respiratória.

 

Corretiva: As ações corretivas têm como foco amenizar as consequências negativas decorrentes da função exercida pelo colaborador. 


Qual período do trabalho pode ser feito a ginástica laboral?

 

Antes, durante e após o trabalho, a ginástica tem um foco diferente em cada instante do expediente.

 

Preparatória: Exercícios realizados antes ou nas primeiras horas de trabalho, geralmente tem na sua execução alongamentos, que aumentam a circulação sanguínea, a viscosidade e lubrificação das articulações e tendões;

 

Compensatória: É feita no meio da jornada de trabalho, como uma pausa, e é praticada para diminuir a fadiga decorrente do cansaço ou para quebrar a monotonia, previne doenças ocupacionais crônicas.

 

Relaxamento: Ocorre no fim da jornada de trabalho, tem a função de oxigenar os músculos envolvidos nas tarefas repetitivas feitas ao longo da jornada de trabalho.

 

Como é realizado a ginástica laboral?

 

A atividade é projetada por um fisioterapeuta ou profissional de educação física, que vai até as organizações aplicar a ginástica. Exercícios os quais são em sua maioria alongamentos e relaxamentos musculares.

 

Existe diferença de exercícios em escritórios e fábricas?

 

Sim, no caso de trabalhadores que ficam em escritórios, é necessário corrigir problemas de postura, procurando também compensar o desgaste proveniente das atividades repetitivas (como digitação). 

 

Pensando nos colaboradores da linha de produção, é necessário compensar os grupos musculares exigidos pela atividade, então os exercícios variam de uma fábrica para a outra.

 

Existe alguma legislação quanto a ginástica laboral?

 

Existe, ela se encontra na Norma Regulamentadora nº17 (NR-17), que trata especificamente sobre a ergonomia no ambiente de trabalho. Nesta norma consta as especificações que devem ser seguidas nas atividades diárias e como é pensado a ginástica laboral no ambiente de trabalho.



Quais são os benefícios para a saúde do colaborador?

 

 Aumento da produtividade;
O momento de descontração e quebra da rotina gera contentamento por parte dos colaboradores.

 

Prevenção de Doenças Laborais;
As ações corretivas e preventivas da ginástica diminuem o aparecimento de doenças causadas por doenças laborais.

 

Redução a fadiga;
Exercícios causam a redução da fadiga decorrente da jornada de trabalho.

 

 Melhora o Condicionamento Físico;
Praticar exercícios melhora o condicionamento físico dos colaboradores, garantindo maior vitalidade para eles.

 

Diminuição dos afastamentos;
Com a melhora da saúde proveniente da ginástica laboral, o afastamento por doenças que podem ser causadas pela jornada de trabalho diminuem.

 

Melhoria na interação entre os colaboradores;
Equipe motivada é também uma equipe unida, o momento da ginástica garante um momento de interação e descontração entre os colegas de trabalho.

 

Redução do sedentarismo.
Apenas a prática da ginástica laboral não garante que o colaborador deixe de ser sedentário, apenas reduz esse quadro, mas ela pode até mesmo fazer com que o funcionário tenha vontade de praticar exercícios após o trabalho, pelo bem estar causado pela ginástica laboral.

 

O cuidado com a saúde dos colaboradores, beneficia tanto a empresa quanto o funcionário. Há maior sustentabilidade na organização, manter a sua mão de obra saudável, diminui o absenteísmo, aumenta a produtividade e retém talentos.

 

 

Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema!

 


Nenhum comentário:

    REGISTRO DE NÃO CONFORMIDADE - O QUE É E COMO FAZER NO SEU NEGÓCIO?   O registro de não conformidade é uma oportunidade única de m...