Perícia
trabalhista em
10
passos
Com quase 30 anos de experiência, a irá decifrar, em
10 passos, pontos que irão ampliar sua visão para um bom planejamento, visando
o sucesso da sua empresa ao passar por Perícias Trabalhistas, mesmo aquelas que
envolvem insalubridade e periculosidade sem sucesso.
Passo
1 – Documentação do Processo Educacional
É de extrema importância documentar o histórico do
processo de educação dos colaboradores. Desde o primeiro dia de trabalho, todo
o processo admissional, em que são transmitidas as primeiras informações
prevencionistas da empresa.
Passo
2 – Documentos Oficiais Ativos
Todos os documentos devem estar ativos e preenchidos
corretamente, tal como os programas de PPRA. Alguns exemplos destes documentos
são: laudo ambiental, LTCAT, laudo de insalubridade e etc.
Passo
3 – Registro de orientações e treinamentos relacionados à Prevenção de
Acidentes
A notabilidade de registrar os diálogos de segurança
para/com o colaborador, conhecido como DDS. Os treinamentos orientativas e
registros documentais são necessários, assim como os treinamentos específicos
editados por todas as normas, seja NR6, 9, 10, 11 em diante.
Passo
4 – Registros de hierarquização dos Planos de Prevenção de Acidentes
Constar nos registros das evidências que venham
comprovar a hierarquização dos planos de prevenção de acidentes de segurança do
trabalho. Ou seja, os registros têm que evidenciar que foi dada preferência e
privilégio por medidas de cunho coletivo, através dos EPI’s.
Passo
5 – Manter EPI’s de qualidade e homologados
Ter aprovação homologada, pelos órgãos oficiais do
governo, e certificar que os equipamentos de proteção individual são de alta
qualidade.
Passo
6 – Registro de treinamentos para utilização correta dos EPI’s
Não basta somente entregar os equipamentos, mas
também, é necessário o treinamento de como utilizá-los. Deve-se ter o amparo da
Segurança e Saúde Ocupacional com cuidados ao equipamento de proteção, como
protetores oculares e proteção respiratória. Para fins periciais, são
relevantes aqueles que protegem a saúde do trabalhador.
Passo
7 – Estreitar laços com a área jurídica da Empresa
É adequado manter um relacionamento estreito com a
área interna/externa jurídica da empresa. Quando houver uma notificação de
ocorrência, de uma determinada perícia de insalubridade ou periculosidade, a
área já estará ciente para tomar as devidas providências. A partir do trabalho
conjunto do engenheiro com a área jurídica, é possível elaborar bons quesitos,
como a formulação de boas perguntas que envolvem respostas não limitadas. Parte
do trabalho, do perito judicial, é exercer a transcrição de todos os aspectos
que norteiam a segurança do trabalho da empresa.
Passo
8 – Pessoas certas nos lugares corretos
Ter o acolhimento do perito judicial junto a recepção
e a portaria, além da preparação das pessoas corretas para que respondam
questionamentos que podem vir a ser formulados pelo perito judicial. Também é
fundamental, além de ter um acompanhante do assistente técnico, que se faça
presente o gestor imediato do autor, pois o mesmo vai legitimar as informações
vigentes que são enraizadas na empresa.
Passo
9 – Verificar a metodologia e os equipamentos do Perito Judicial
É relevante que o perito assistente técnico acompanhe
o perito judicial, bem como sua conduta, verificando se está usando uma boa
aparelhagem, que esteja certificada, aferida e calibrada adequadamente.
Perícia
trabalhista
Sempre solicitar que o assistente técnico contratado
apresente um laudo conclusivo que, de fato, confirme a inexistência do agente
insalubre ou área e atividade não periculoso. Planejar a ocorrência de um ato
pericial, que deve envolver uma dinâmica que propõe um bom controle documental e
depois uma avaliação dos conjuntos de ações, se realmente são eficazes para que
exista êxito nos processos periciais.
Esses
são os 10 passos para que sua empresa passe por uma perícia trabalhista nas
melhores condições possíveis!
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