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MITOS EM GESTÃO DA SEGURANÇA DO TRABALHO
Estava sentado no aeroporto vendo meu avião parar em
no portão. A tripulação de terra se posicionou para garantir uma chegada
segura.
O caminhão de tanque de abastecimento estava parado a
uma distância segura.
Todos os tratores e transportadores estavam em suas posições
designadas.
Ver esse cenário acontecer me levou a refletir sobre
minha experiência como gestor de linha de frente com a segurança e com uma
visão ampliada do cenário.
Por trabalhar no trecho por vários anos adquiri
esse hábito de olhar a árvore e também a floresta antes de iniciar as rotinas.
Como gestor, gerenciei a segurança principalmente
baseado em ações disciplinares por um bom tempo (triste).
Eu gostava de usar uma ação disciplinar para corrigir
um incidente, não porque eu particularmente gostava de punir um membro da
equipe, mas porque isso transferia a minha culpa para outra pessoa.
Afinal, eu era gestor, então não pode ser minha culpa,
então deve ser culpa de outra pessoa.
Fui
chamado para embarcar.
Passageiros a bordo, guardavam suas malas, sentavam-se
e foi completamente tranquilo.
Quase imediatamente cochilei até ouvir o “ding” quando
o avião chegou a 13.000 pés.
O primeiro pensamento que me veio foi o quão grato eu
estava por ser mais experiente e a minha visão de, como gestor, tinha evoluído,
deixando para trás minhas ações baseadas em só chamar atenção. Com o passar do
tempo percebi que uma ação disciplinar não resolve um sistema falido ou
qualquer problema para esse assunto.
Estou
na segurança há mais de 35 anos e felizmente não levei 20 anos para descobrir
isso.
Aprendi algumas outras lições ao longo do caminho
e compilei essas lições em uma lista dos meus 10 melhores mitos da Gestão
da Segurança.
Aqui
eles não estão em nenhuma ordem particular, exceto como eles vieram à mente:
1)
A segurança deve ser gerenciada de forma diferente
Você gerenciaria suas finanças ou processo de
contratação jogando bingo? Claro que não.
A segurança é gerenciada como qualquer outro aspecto
do negócio: estabeleça metas e métricas, estabeleça expectativas,
responsabilize as pessoas, etc.
2)
Minha operação é diferente, então a gestão tradicional de segurança não
funciona
Os estilos de gestão variam e as culturas corporativas
podem ditar variações específicas, mas a segurança deve ser gerenciada da mesma
forma que qualquer outra função de negócio.
3)
Segurança é chata
Só é chato se você fizer isso chato.
Falar sobre segurança em termos de conformidade
regulatória, auditorias, investigações e ações disciplinares vai torná-lo não
só chato, mas dar à segurança uma conotação negativa.
4)
Se estamos em conformidade com as normas e a ISO, não devemos ter
problemas.
Os regulamentos e a ISO são uns bons pontos de partida
ao estabelecer um programa de segurança, mas são padrões mínimos. Parar
aqui deixa muito espaço para melhorias.
5)
Segurança é um centro de custos
Este é um mito comum entre os líderes seniores.
Um programa eficaz de gestão de segurança pode reduzir
os custos e os prêmios de seguro dos trabalhadores. Em algumas indústrias,
a segurança pode ser um diferencial de mercado quando posicionada com precisão.
6)
A segurança não contribui para as metas da empresa
Há muitas maneiras de a segurança contribuir para as
metas da empresa. Infelizmente, os líderes de segurança nem sempre fazem
essa conexão.
Por
exemplo: os Recursos Humanos podem ter um objetivo de melhorar
o engajamento dos funcionários.
A segurança é uma excelente plataforma para engajar os
funcionários através de comitês de segurança, programas de reconhecimento, etc.
Simplesmente vendo os funcionários como parte da
solução, em vez do problema, estabelecemos as bases para seu envolvimento na
resolução de problemas.
7)
Você não pode ter os dois, segurança e produção.
Infelizmente, muitas vezes eles são vistos como
agendas concorrentes.
A realidade é que quando não acertamos as coisas do
ponto de vista da segurança, isso afeta a eficiência e aumenta os custos.
8)
Segurança é apenas senso comum, “se nosso povo seguir as regras…”
Há muitos problemas aqui além do fato de que o bom
senso não é tão comum.
A maioria dos gerentes, supervisores, etc. que usam
essa linguagem estão procurando uma desculpa para não gerenciar proativamente a
segurança.
9)
A ação disciplinar resolve o problema
A ação disciplinar é, muitas vezes, vista como
sinônimo de ações corretivas.
Na verdade, isso só nos faz sentir melhor porque temos
alguém para culpar e fizemos algo sobre isso.
Culturas de segurança bem-sucedidas veem um incidente
como uma oportunidade para fazer uma correção e melhorar.
10)
Programas de reconhecimento custam muito dinheiro
Só se você quiser gastar o dinheiro.
Um simples “obrigado” para um “obrigado” oportuno e
específico é de alto impacto, baixo custo.
Estes são apenas alguns que me vieram durante o voo,
mas existem mais, afinal em quase quatro décadas, a gente aprende alguma coisa
e evolui (assim espero).
Quantos outros mitos sobre gestão da segurança ou
cultura de segurança são aceitos como fato?
Compartilhe seus pensamentos ou se você discordar de
algum dos meus mitos compartilhe esses também.
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