5
ERROS QUE PODEM GERAR CAUSAS TRABALHISTAS PARA AS EMPRESAS
A gestão de uma empresa engloba muitas
questões específicas e, eventualmente, os proprietários podem não
estar preparados para essa tarefa. A burocracia, as questões trabalhistas
e os pormenores financeiros podem dificultar o processo.
Uma gestão adequada pode ser a diferença
entre o sucesso e o fracasso da empresa. Devido
a falhas, desconhecimentos ou equívocos, é elevado o número
de causas trabalhistas.
Você conhece as razões mais comuns para
esses problemas? Acompanhe aqui 5 erros para não cometer na sua
empresa!
1.
Não pagamento ou pagamento equivocado das verbas rescisórias
Esses valores serão devidos ao
colaborador quando do encerramento do contrato de trabalho. Lembre-se
de que os recursos serão diferenciados em função da origem da rescisão,
que pode ser: demissão por parte do empregado, sem justa causa ou
culpa recíproca.
É responsabilidade do empregador levantar de forma
correta os valores devidos bem como as opções de parcelamento, pois,
na eventualidade de pagamento incorreto, as verbas rescisórias poderão ser
questionadas judicialmente.
Não se esqueça de verificar itens como aviso
prévio indenizado, pagamento proporcional do décimo terceiro
e pagamento de multas para os casos em que seja aplicável.
2.
Jornada de trabalho excessiva
A jornada de trabalho deve considerar a necessidade ou
demanda que o serviço terá sem prejudicar a qualidade de
vida do colaborador — a jornada padrão é de oito horas
diárias. Para situações em que o trabalhador passe a fazer horas
extras de forma frequente, essa rotina diferenciada deverá ser
considerada também no cálculo dos demais valores, como férias e décimo terceiro
salário.
Aos empregadores, vale o aviso: cuidem do excesso
de horas extras, pois permite ao colaborador rescindir o contrato e
permanecer com os direitos trabalhistas referentes às verbas rescisórias.
3.
Realização de acordos sem documentação
Seu colaborador concordou em trabalhar um período com
uma jornada de trabalho maior? Registre! O exemplo citado considera
uma situação de risco, pois muitos empregadores ainda têm o
hábito de realizar acordos de forma verbal.
A falta de registro, nesses casos, muitas vezes
ocasiona demandas e cobranças judiciais. Usualmente, parte-se do princípio
de que o trabalhador está sendo lesado, daí a necessidade de
documentar os acordos existentes.
4.
Falta de controle ou verificação inadequada do ponto
Uma das maneiras de assegurar para ambas as partes que
o colaborador está cumprindo sua jornada de trabalho é o ponto. Além
disso, o ponto é uma documentação que protege o empregador quando
feito de forma correta.
É graças a esses registos que se
pode verificar o cumprimento ou não das jornadas de trabalho,
horários de entrada e saída e intervalo entre períodos. Isso garante
tranquilidade para ambas as partes.
5.
Não efetuação de exame médico
A empresa é responsável por realizar exames
médicos admissionais e demissionais, pois, nas situações em que
não o fizer, estará sujeita a fraudes.
Antes da admissão, é importante realizar o exame para verificar
doenças e condições pré-existentes à contratação.
E depois da rescisão do contrato, o exame médico
verifica se o colaborador está saindo da empresa com as mesmas
condições de saúde, o que evita alegações futuras.
Informe-se sobre a legislação e verifique o
cumprimento do que é estabelecido por lei. Dessa forma, é
possível reduzir o número de causas trabalhistas na sua empresa.
Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e
não deixe de compartilhar nas redes sociais.
Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este
artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre
o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário