PLANEJAMENTO
DA INVESTIGAÇÃO
O planejamento da investigação já começou de fato no
processo anterior, quando a ferramenta de análise das causas foi selecionada.
Dando sequência ao processo de planejamento, a primeira ação é analisar as
evidências coletadas na etapa de ações imediatas, quando se formará uma ideia
do que ocorreu. Esta análise servirá também para definir a necessidade de
coleta de dados e para distribuir atribuições e responsabilidades entre os
membros do grupo durante a investigação.
Continuando
a sequência do ritual de investigação de incidentes:
Figura
1 – O ritual de aprendizado com o incidente
Uma visita ao local do evento deve ser planejada para
estabelecer o contato formal da equipe de investigação com o pessoal
operacional. É importante lembrar que alguns eventos requerem interdição
do local por organismos reguladores, de modo que as visitas devem ser
planejadas, considerando a necessidade de liberação do local e da
operação, quando isto ocorrer.
Além disso, nem sempre os membros do grupo de investigação
de acidente estão familiarizados com a operação e tarefas nos quais o
evento indesejado ocorreu. Assim sendo, informações sobre esse tema devem ser
colhidas de modo a preparar a equipe para compreender os fatos e as evidências
já disponíveis e, mesmo, para o início da coleta de dados. Leia mais em
nosso artigo sobre “Como investigar um acidente de trabalho? ”.
Da mesma forma, o Investigador líder deve estar
preocupado com a integridade das pessoas que fazem parte do grupo e,
assim sendo, as regras, protocolos, procedimentos de segurança e equipamentos
de proteção necessários devem ser elencados, providenciados para a ocasião da
visita e mesmo da coleta de dados em campo, os quais fazem parte do
planejamento da investigação.
É recomendável neste processo que seja elaborado
um plano de trabalho, indicando o que fazer, quem será o responsável por
cada tarefa da investigação, quais serão os produtos que cada membro deve
entregar, as datas limites de entrega, as datas das reuniões de alinhamento de
informações e a previsão de conclusão do trabalho de investigação, desde a
coleta de dados até o envio do relatório final da investigação.
É parte da atribuição do Investigador líder planejar a
logística do grupo para o acesso às áreas onde haverá visita e coleta de
evidências. O processo de planejamento da investigação é apresentado na figura
1.
Figura
1– Processo de planejamento da investigação
Em se tratando de um ritual e considerando que as
ações do aprendizado para com o incidente devem ser registradas, observe os documentos
e registros pertinentes a esta etapa, indicados na figura 1
No próximo artigo abordaremos a etapa 5 do ritual de
aprendizado para com o incidente – A coleta de dados para a condução
da investigação do incidente.
Autor
:
Reginaldo Pedreira Lapa
Engenheiro de Minas e de Segurança do Trabalho
Fonte:
Lapa, Reginaldo Pedreira. Investigação e Análise de Incidentes, Editora Edicon,
São Paulo, 2011
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