RETORNO
AO TRABALHO
DURANTE
E APÓS A PANDEMIA DA COVID-19
Estamos sendo inundados
com informações, algumas pertinentes e muito importantes, outras mais
oportunistas e sem muita credibilidade com relação ao Coronavírus, à COVID-19,
como se comportar, novas práticas e hábitos, distanciamento social, uso de
máscaras, luvas, higienização mais frequente e mais eficaz, enfim, muitas
alterações no nosso dia-a-dia enquanto ficamos em casa.
Mas é na hora de
retornarmos ao nosso trabalho? O que precisamos fazer para nos prevenirmos, mas
também respeitarmos nosso colega preservando nossa saúde e a dele? E você, como
empresário, o que deve promover em sua empresa para tentar garantir essa
segurança para seus colaboradores?
Se tiver interesse nesse
assunto e quiser saber como estruturar um programa para o retorno ao trabalho
durante a após a pandemia, continue a leitura.
Comunicação
Muitas empresas têm essa
área bem estruturada, outras nem tanto e algumas dedicam pouco ou nenhum tempo
e esforço para esse assunto.
Em virtude dessa situação
ser inédita para muitos e ser muito nova e dinâmica, é de crucial importância
que seja estabelecido um canal bidirecional específico para o assunto com
informações atualizadas.
Por ser bidirecional,
deve, também, prover um suporte para quem tem dúvidas ou necessite de
informações mais específicas, ou seja, o processo de Comunicação deve ser
estabelecido ou revisado dentro da organização.
Compromissos
e responsabilidades
Normalmente as
organizações dedicam tempo e esforço para estabelecer e documentar claramente
as responsabilidades dos colaboradores no que diz respeito aos processos
operacionais e os compromissos com os resultados a serem obtidos como produto
desses processos.
No caso do Programa de
Retorno ao Trabalho o que estamos querendo estabelecer, documentar e divulgar
são os compromissos de cada colaborador com a preservação da vida, com a sua
segurança e com a sua saúde e de seu colega e as responsabilidades de cada
papel dentro da empresa pois só com o engajamento de todos essa difícil
situação será superada.
Protocolos
Normalmente para realizar
nossas atividades profissionais rotineiras, seguimos processos e procedimentos
operacionais. Aqui, quando falamos em protocolos, estamos adicionando outros
cuidados e procedimentos visando a prevenção e a não contaminação.
Entendemos
que existam a princípio 3 tipos de protocolos, quais sejam:
- Protocolo Interno: que visa práticas a serem adicionadas para as atividades internas, ou seja, entre colaboradores da organização dentro do estabelecimento da empresa;
- Protocolo Externo: é constituído de medidas a serem observadas e seguidas em atividades externas tais como vendas, entregas, entre outros. Como boa prática, também podemos colocar nesse item orientações sobre atitudes, hábitos e comportamentos que o colaborador deve ter na sua vida pessoal para se prevenir e proteger sua família com relação à contaminação;
- Protocolo Misto: quando a atividade coloca frente a frente pessoas da organização e pessoas de fora da mesma (atendimento ao público, contato com terceiros, fornecedores, etc).
Esses protocolos englobam
procedimentos e práticas que abrangem medidas coletivas e individuais, cuidados
com a higiene pessoal e do ambiente de trabalho (mesas, cadeiras,
máquinas e equipamentos, entre outros), distanciamento mínimo entre os
colaboradores, uso adequado de EPI's e EPC's, procedimentos a serem seguidos em
caso de suspeita de contaminação, etc.
Treinamento
Como falamos no início
desse post, a comunicação é um fator de crucial importância na estratégia de
superação dessa pandemia.
Por esse motivo, o
treinamento também assume um papel importantíssimo, pois além de disseminar
informações operacionais, que englobam o uso de EPI’s e EPC’s, por exemplo, que
foram bastante modificadas em virtude da situação, para possibilitar ao
colaborador exercer suas atividades com a maior segurança possível, também é
responsável por atualizar e repassar conhecimento sobre o desenrolar da
pandemia.
Acompanhamento
Para que possamos extrair
o melhor benefício possível das alterações realizadas nos processos, é
importantíssimo que realizemos periodicamente o acompanhamento dos resultados
oriundos dessas alterações.
Para isso é importante o
estabelecimento de indicadores, de metas para os mesmos, forma e periodicidade
de coleta de dados, análise e, se necessário, implementação de correções para
que os objetivos sejam alcançados.
Feito isso, entendemos
que teremos um programa eficaz e devidamente gerenciado, objetivando a
segurança e a saúde dos colaboradores e um retorno ao trabalho tranquilo e
saudável.
Fonte
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